

Rua Luís Xavier Palmeirim, nº4
2750-412 Cascais
2750-412 Cascais
Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.
Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.
Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
Na JMJ Lisboa 2023 o Voluntário vive na primeira pessoa o tema desta Jornada: Maria Levantou-se e partiu apressadamente. Querer servir o outro renunciando a algumas coisas pessoais, pela alegria que se encontra no serviço.
Alguns terão uma missão muito visível e em locais de destaque, e outros um papel mais discreto e igualmente crítico para que a JMJ aconteça. Especialmente nestes últimos é muito bonito ver como oferecem o seu tempo ao serviço, renunciando até à participação em alguns dos eventos centrais. Como nos diz o Papa Francisco, “no voluntariado cada serviço é importante, mesmo o mais simples” (Encontro com Voluntários em Cracóvia).
A inscrição das famílias deverá ser feita diretamente connosco, Paróquia de Cascais, está disponível um link onde pode de forma muito fácil candidatar-se a ser família de acolhimento.
Agradecemos desde já, o vosso SIM a viver esta Jornada também dentro da vossa casa a receber Cristo através dos Jovens peregrinos! Depois de a inscrição estar preenchida, o COP de cascais entrará em contacto mal consiga. Obrigada!
Quais os requisitos para as famílias se inscreverem?
As famílias deverão disponibilizar uma área adequada para que os
peregrinos possam pernoitar, com um mínimo de 2 m2 por peregrino. Em todo o caso, não haverá obrigatoriedade de fornecer cama individual.
A responsabilidade e controlo da idoneidade das famílias caberá às respetivas paróquias de acolhimento.
Na nossa paróquia, queremos ir todos juntos. Por isso, estamos a organizar-nos para participar em grupo. Para que isso seja possível, pedimos-te que te inscrevas no formulário em baixo. Depois, serás contactado por alguém da paróquia para te dar mais informações.
Se tiveres alguma dúvida, envia um email para cop.cascais.jmj2023@gmail.com
No passado dia 16, encontrámo-nos na Casa das histórias Pala Rego para avançarmos na preparação da JMJ.
Reunião JMJ para peregrinos, voluntários e famílias de acolhimento. 16 de Maio, 21:00h.
JMJ 2023, o que é a JMJ? Como participar? O COP Cascais. Inscrições voluntários e famílias de acolhimento
O custo estimado para trazer um peregrino depende da tarifa em que se encontra.
Existem 5 tarifas:
Estas tarifas incluem os valores previstos para a viagem, processos administrativos e alimentação durante a viagem. Assim, o COP Cascais comprometeu-se a financiar a viagem de 3 pegreninos, tendo que angariar para o efeito 4500€.
O tema da JMJ de Lisboa
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco com lema da XXVIII Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa, capital de Portugal.
Os símbolos da JMJ
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus PopuliRomani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.
A Cruz peregrina
Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.
A Cruz peregrina já transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. No percurso enfrentou muitos obstáculos: desde greves aéreas a dificuldades de transporte, como a impossibilidade de viajar por não caber em nenhum dos aviões disponíveis.
Tem-se afirmado como um sinal de esperança em locais particularmente sensíveis. Em 1985, esteve em Praga, na atual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e foi aí sinal de comunhão com o Papa. Pouco depois do 11 de setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase 3000
pessoas. Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil.
O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani
Desde 2000 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.
Peregrinação dos símbolos da JMJ pelas dioceses portuguesas
Os dois símbolos da JMJ iniciaram a sua Peregrinação pelas dioceses Portugueses em Novembro de 2021, no Algarve. Desde então já passaram por Beja, Évora e Portalegre-Castelo Branco.
Os símbolos chegam à Diocese de Lisboa em Julho de 2023.
O COL, COD, os COVs e os CODs
Neste percurso até à JMJ, vamos conhecendo alguns núcleos organizativos que estão encarregues de dinamizar e mobilizar os jovens nesta caminhada.
Como já referiu o nosso Cardeal Patriarca, temos de nos começar a familiarizar com algumas siglas, entre elas o COL (Comité Organizador Local), o COD (Comité Organizador Diocesano), os COVs (Comités organizadores Vicariais) e os COPs (comiteés organizadores Paroquiais).
Aqui, na vigararia de Cascais, existem vários COPs que estão já a funcionar e a preparar atividades e eventos que vão ter início já este mês e no decorrer de Março em vários locais da Vigararia.
A cruz do COD na Vigararia de Cascais
Porque os símbolos da JMJ só chegam à diocese de Lisboa em Julho de 2023, O Comité Organizador Diocesano (COD) escolheu a cruz da JMJ como símbolo que, até àquela data, irá peregrinar pelas 18 vigararias da Diocese, com o objetivo de ir despertando as comunidades para o caminho de preparação para a JMJ.
A cada dia 23, a cruz do COD muda de vigararia e durante um mês visita as Paróquias da mesma, proporcionando momentos de oração, de evangelização e encontro com várias dinâmicas dos CODs locais.
A cruz do COD na nossa Paróquia
A Cruz do COP chega à Vigararia de Cascais no dia 23 de fevereiro e à nossa Paróquia no dia 18 de março. Vai ser recebida na noite de oração das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, às 21h30, de quinta-feira, e depois percorrerá algumas escolas da freguesia, passará pelo grupo de escuteiros e ficará connosco até domingo.
Para celebrar a passagem destes símbolos que se destinam a animar e congregar as comunidades em torno da Jornada Mundial da Juventude, haverá um concerto na sexta-feira à noite, no Centro de Congressos do Estoril, onde atuará a Banda Quatro e Meia. No sábado, a cruz estará no Arraial da JMJ que será à hora do almoço e ao final do dia, pelas 18h, acompanhará a oração do terço que será feita junto à estátua do Papa João Paulo II, no jardim da Igreja Paroquial. No domingo, marcará presença na missa das 10h, na tenda, e à tarde acompanhará os jovens pelo paredão de Cascais, numa caminhada rumo ao Estoril.
Junta-te a esta festa!
O COP coordena toda a ação do que é necessário na geografia da paróquia, fazendo a ligação entre as necessidades da organização e as disponibilidades paroquiais. Ajuda na coordenação dos diferentes grupos e pessoas envolvidos para uma ação concertada.
O Pivot dos voluntários coordena todos os que se disponibilizam para ajudar no evento das jornadas ao nível da paróquia.
Contactos do COP
Voluntários
Famílias de Acolhimento