Na Paróquia, a prática da caridade e o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade têm sido feitos, ao longo dos tempos, em articulação com as instituições sociais do concelho. Havendo uma Santa Casa da Misericórdia no nosso território, nunca houve, por isso, necessidade de criar uma estrutura de ação social própria da paróquia. Atualmente, é através dos Amigos à Mão que a Paróquia dinamiza o exercício da caridade, articulando com vários parceiros no terreno, e procurando responder às necessidades concretas das famílias.

QUEM SÃO

Os Amigos à Mão são uma espécie de “braço armado” da Paróquia que procura atender às necessidades das famílias mais desfavorecidas da comunidade. Fá-lo com criatividade, em espírito de rede e entreajuda, e em estreita articulação com a rede social do concelho.

O QUE FAZEM

Ao longo do ano, ajudam a suprir necessidades básicas ao nível da alimentação, educação, saúde, habitação e vestuário, através da distribuição de bens e ajudas pecuniárias. Organizam também várias campanhas que respondem a necessidades específicas que vão surgindo, na comunidade local ou global. Todos os fundos e bens disponibilizados são angariados através de donativos.

COMO FUNCIONAM

Sendo uma comunidade informal, na qual se inserem todos os que colaboram regular ou pontualmente nas campanhas e projetos, os Amigos à Mão não têm estrutura formal, sede nem horário de atendimento. Mas estão sempre disponíveis através dos meios digitais (redes sociais Facebook e Instagram e email) e podem ser contactados através do cartório paroquial.

O grupo criado em 2011, ainda no rescaldo da crise económica e social, já interveio na vida de muitos milhares de pessoas da comunidade de Cascais e não só, mobilizando também muitas centenas de voluntários. Entre os projetos mais emblemáticos destacam-se a campanha anual Lança a Rede e Reparte (Cabazes de Natal), a Força da Natureza (movimento de apoio às vítimas dos incêndios de 2017) e as respostas sociais que surgiram em resposta à pandemia, como os Cozinheiros à Mão que confecionaram, ao longo de 16 meses, mais de 22 mil refeições para as famílias em dificuldades.