Catequese da Infância

A quem se destina?
A catequese de infância destina-se a todas as crianças dos 6 aos 11 anos.

Como funciona?
Um encontro semanal com um grupo guiado por um ou dois catequistas às terças à tarde ou aos domingos de manhã.
Esporadicamente poderá haver também actividades especiais para além do encontro semanal regular.

Perguntas
Rápidas

Pode sim! Indique logo ao inscrevê-lo que não é baptizado, para que os catequistas possam depois encaminhá-lo a preparar-se para o baptismo. Pode ter mais informação sobre o processo até ser baptizado nas questões da nossa página sobre o baptismo (hiperligação para página do baptismo).
À partida, começa-se a catequese no ano escolar ou na idade em que se está regularmente na escola, juntamente com os demais colegas, mesmo se nunca se teve catequese alguma. Os catequistas irão propor depois algumas sessões complementares para ficar a par do resto do grupo. Tal não significa, no entanto, que se celebre os sacramentos na mesma altura que o resto do grupo, pois o ritmo de receber os sacramentos não está necessariamente ligado com o ano de catequese em que se está. A recepção dos sacramentos depende da situação e maturidade de cada um, dos pais e do parecer do catequista e dos padres que vão acompanhando. Para mais informações, ver a nossa página sobre os sacramentos, em particular da Eucaristia.

No momento da inscrição na catequese pode fazer uma contribuição que comporta todas as despesas regulares que os catequistas terão ao longo do ano, entre as quais se incluem os catecismos.

Assim que souber a que grupo de catequese pertence e quem é o catequista responsável pelo grupo do seu filho é muito importante ir acompanhando o caminho que vão fazendo em conjunto. A catequese começa em casa e os catequistas nada conseguem fazer sem o empenho dos pais! Mantenha assim um contacto próximo com o catequista do seu filho, que conta consigo para ajudá-lo a crescer na fé.