JMJ 2023 | inscrições Cascais

O que são as JMJ?

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

Como posso participar nas JMJ?

Podes participar nas JMJ de várias formas: como peregrino, como voluntário ou como família de acolhimento. Precisamos que, de alguma forma, participes connosco na preparação destas jornadas, de acordo com as tuas capacidades e disponibilidade.

Organização das JMJ em Cascais

As JMJ Lisboa 2023 em Cascais estão centradas numa estrutura chamada COP (Comité Organizador Paroquial) do qual fazem parte algumas equipas estratégicas para a preparação das jornadas. Atualmente, contamos com uma equipa de comunicação, logística, atividades/eventos, voluntários e está a ser criada uma equipa financeira. Cada equipa tem um chefe que coordena os trabalhos nas respetivas áreas. Em breve, o site da Paróquia de Cascais contará com uma secção exclusivamente dedicada às jornadas, onde toda a informação estará disponível.

Voluntários

Desde a sua primeira edição, em 1986, que a JMJ se constrói com a colaboração de milhares de voluntários. Uma das maiores belezas deste encontro com o Papa é o dom do trabalho e do tempo de tantos jovens que, gratuitamente, dão aos outros a oportunidade de participar numa experiência única.

Na JMJ Lisboa 2023, o Voluntário vive na primeira pessoa o tema desta Jornada: ‘Maria Levantou-se e partiu apressadamente’. Querer servir o outro, renunciando a algumas coisas pessoais, pela alegria que se encontra no serviço. Já abriram as inscrições para voluntário paroquial!

Inscreve-te através deste QR Code para ajudar na preparação das jornadas em Cascais.

Famílias de Acolhimento

Ser família de acolhimento é um desafio de partilha: abrimos as nossas portas aos jovens peregrinos que vêm para viver a JMJ Lisboa 2023, partilharmos as nossas casas e um pouco das nossas vidas. Este acolhimento decorre durante a semana da JMJ. Os peregrinos esperam ser acolhidos de forma simples – apenas precisam de espaço para dormir, fazer higiene diária e tomar primeira refeição da manhã.
Antes de se inscrever, tenha em conta as seguintes informações:

• Apenas serão consideradas casas na área geográfica da nossa paróquia (Cascais).
  • A casa não deve estar a mais de 30min de distância (a pé, de carro ou transportes) da igreja
  • Apenas serão consideradas famílias com capacidade para acolher no mínimo 2 peregrinos.
  • Espaço para dormir: Para dormir, não terá de existir uma cama, bastam 2m2 de chão para pôr um saco cama, com as condições mínimas de conforto e segurança.
  • Casas de banho: É importante existir pelo menos 1 casa de banho disponível para utilização dos peregrinos. Pode inscrever-se como família de acolhimento apontando a câmara do seu telefone para o código em baixo.

FAQs

• O que é um voluntário paroquial?

Um voluntário paroquial é aquele que ajuda na organização e apoia no acolhimento dos peregrinos que ficam alojados nessa Paróquia.

• Quem pode ser voluntário paroquial?

Qualquer pessoa pode ser voluntária, desde que tenha mais de 15 anos à data de 1 de agosto de 2023 e tenha disponibilidade nos dias 23 de Julho a 7 de agosto de 2023

• Qual a idade dos peregrinos? E qual a idade mínima para inscrições?

A JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades entre os 14 e 30 anos de idade

• É possível que uma família que não tire férias acolher pessoas?

Sim, é possível, mas o acolhimento nas famílias requer que estas recebam os peregrinos e com eles partilhem a semana da JMJ.

• Tenho dúvidas, onde posso esclarecê-las?

Para mais informações sobre as jornadas deve-se consultar o Instagram do COP Cascais – @jmj_cascais, onde vão sendo publicadas as novidades ou enviar um email para um dos seguintes contactos: cop.cascais.jmj2023@gmail.com ou pvcop.cascais.jmj2023@gmail.com.