Procurar
Close this search box.

Santos da Paróquia

Nossa Senhora da Assunção
15 de Agosto

Ao terminar a Sua missão na terra, Maria, a Imaculada Mãe de Deus, «foi elevada em corpo e alma à glória do céu» (Pio XII), sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação.
Esta glorificação de Maria é uma consequência natural da Sua Maternidade divina: Deus «não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida».
É também o fruto da íntima e profunda união existente entre Maria e a Sua missão e Cristo e a Sua obra salvadora. Plenamente unida a Cristo, como Sua Mãe e Sua serva humilde, associada, estreitamente a Ele, na humilhação e no sofrimento, não podia deixar de vir a participar do mistério de Cristo ressuscitado e glorificado, numa conformação levada até às últimas consequências. Por isso, Maria é «elevada ao Céu em corpo e alma e exaltada por Deus como Rainha, para assim Se conformar mais plenamente com Seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte» (LG. 59).
Este privilégio, concedido à Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, é «Sinal» de esperança e de alegria para todo o Povo de Deus, que peregrina pela terra em luta com o pecado e a morte, no meio dos perigos e dificuldades da vida. Com efeito, a Mãe de Jesus, «glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro» (LG. 68).
O triunfo de Maria, mãe e filha da Igreja, será o triunfo da Igreja, quando, juntamente com a Humanidade, atingir a glória plena, de que Maria goza já.
A Assunção de Maria ao Céu, em corpo e alma, é a garantia de que o homem se salvará todo: também o nosso corpo ressuscitará! A Assunção de Maria é o penhor seguro de que o homem triunfará da morte!

Orações

Ó dulcíssima soberana, Rainha dos Anjos,
bem sabemos que, miseráveis pecadores,
não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas,
mas sabemos que a vossa grandeza
não vos faz esquecer a nossa miséria
e, no meio de tanta glória,
a vossa compaixão, longe de diminuir,
aumenta cada vez mais para connosco.
Do alto desse trono em que reinais
sobre todos os anjos e santos,
volvei para nós os vossos olhos misericordiosos;
vede a quantas tempestades e mil perigos
estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida.
Pelos merecimentos de vossa bendita entrada na vida eterna,
obtende-nos o aumento da fé, da confiança
e da santa perseverança na amizade de Deus,
para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés
e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes,
para louvar e cantar as vossas glórias
eternamente no céu.
Amen.

Ó Maria Santíssima, ao celebrarmos a vossa Assunção em corpo e alma à glória dos Céus, suplicamos que nos ajudeis a viver com fé e esperança neste mundo, procurando sempre e em todas as coisas a edificação do Reino de Deus. Nossa Senhora, assumpta aos Céus, ajudai-nos a abrir-nos à presença e à ação do Espírito Santo, Espírito Criador e Renovador, capaz de transformar os nossos corações. Ó Senhora da Assunção, iluminai as nossas mentes acerca do destino que nos espera – a alegria eterna na Pátria celeste –, da dignidade de cada um de nós e da nobreza dos nossos corpos e das nossas almas, que poderão um dia estar convosco na glória dos Céus. Virgem Maria, elevada aos Céus, mostrai-vos a todos nós como Mãe de esperança! Mostrai-vos como Rainha da Civilização do amor! Amen.

Nossa Senhora da Conceição
8 de Dezembro

Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel» (LG. 53).
Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento.
Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal.
Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado.
Assim como na aurora se projecta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflecte o poder do Salvador que está para vir: a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido «remida de modo mais sublime» (LG. 53).
Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal.

Orações

Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
“Ave Maria, cheia de graça”;
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vos chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

Nossa Senhora das Candeias
2 de Fevereiro (Apresentação do Senhor)

Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à lei de Moisés (Ex. 13, 11-13), Maria leva o Menino ao templo, a fim de ser oferecido ao Senhor. Toda a oferta implica uma renúncia. Por isso, a Apresentação do Senhor não é um mistério gozoso, mas doloroso. Começa, nesse dia, o mistério de sofrimento, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário, quando Jesus, que não foi «poupado» pelo Pai, oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e definitiva Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele.
Durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção.
O gesto de Maria, que «oferece», traduz-se em gesto litúrgico, quando ao celebrarmos a Eucaristia, oferecemos «os frutos da terra e do trabalho do homem», símbolo da nossa vida. Antes da Missa, está prevista no Missal a procissão das velas, acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma luz.

Orações

Virgem Santíssima das Candeias,
vós que, pelos merecimentos de vosso Filho Omnipotente,
tudo alcançais em benefício dos pecadores
de quem sois igualmente Senhora e Mãe;
Vós que não desprezais as súplicas humanas
e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso;
Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida,
encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações
para o verdadeiro bem.
Livrai-me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza.
Defendei-me de meus inimigos,
como defendeste o vosso amado Filho
das perseguições que sofreu sendo menino.
Não consintais que eu seja atingido
por ferro, fogo e nem por peste alguma,
e, depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida,
conduzi a minha alma para a morada dos anjos
onde, com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor,
viveis e reinais, pelos séculos.
Amen.

Nossa Senhora da Carmo
16 de Julho

As Sagradas Escrituras celebram a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo.
No século XII, alguns eremitas foram viver para aquele monte, e mais tarde constituíram uma Ordem dedicada à vida contemplativa sob o patrocínio da Virgem Maria, Mãe de Deus.

Orações

Santíssima Virgem Maria,
Esplendor e Glória do Carmelo,
vós olhais com especial ternura
os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal protecção,
pois a Vós me consagro hoje e para sempre.
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.
Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença
e apresentai-me à Santíssima Trindade
como vosso filho(a) dedicado(a),
para que possa louvá-La por toda a eternidade.
Amen.

Ó Senhora do Carmo,
revestido(a) do vosso Escapulário,
eu vos peço que ele seja para mim
sinal da vossa maternal protecção,
em todas as necessidades,
nos perigos e nas aflições da vida.
Acompanhai-me com a vossa intercessão,
para que eu possa crescer
na Fé, Esperança e Caridade,
seguindo Jesus e praticando a Sua Palavra.
Ajudai-me, ó Mãe querida,
para que, levando com devoção
o vosso santo Escapulário,
mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele,
na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna.
Amen.

São José
19 de Março (Esposo de Maria)

Nos desígnios de Deus, José foi o homem escolhido para ser o pai adoptivo de Jesus. É no seio da sua família modestíssima que se realiza, com efeito, o Ministério da Incarnação do Verbo. Intimamente unido à Virgem-Mãe e ao Salvador, José situa-se num plano muito superior ao dos mais profundos místicos: amando Jesus, amava o Seu Deus; toda a ternura respeitosa, com que envolvia Maria, dirigia-se à Imaculada Mãe de Deus. Figura perfeita do «justo» do Antigo Testamento, homem de uma fé a toda a prova, no cumprimento da sua missão, mostrará sempre uma disponibilidade total, mesmo nos acontecimentos mais desconcertantes.
Protector providencial de Cristo, continua a sê-lo do Seu Corpo Místico. O exemplo da sua vida é sempre actual para todos quantos querem situar a sua vida na âmbito dos desígnios de salvação do Senhor.

1 de Maio (Operário)

O primeiro de Maio, considerado hoje na Europa o dia da «Festa do trabalho», foi, durante muitos anos, nos fins do século XIX e princípios do século XX, um dia de reivindicações e mesmo de lutas violentas pela promoção da classe operária.
A Igreja que se mostrou sempre sensível aos problemas do mundo do trabalho, quis dar uma dimensão cristã a este dia. Nesse sentido, Pio XII, em 1955, colocava a «Festa do trabalho» sob a protecção de S. José, na certeza de que ninguém melhor do que este trabalhador poderia ensinar aos outros trabalhadores a dignidade sublime do trabalho.
Operário durante toda a sua vida, S. José teve como companheiro de trabalho, na oficina de Nazaré, o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo.
E foi, na verdade, Jesus que lhe ensinou que o trabalho nos associa ao Criador, dando-nos a possibilidade de aperfeiçoar a natureza, de acabar a criação divina. O trabalho é um serviço prestado aos irmãos. O trabalho é um meio de nos associarmos à obra redentora de Cristo. (Gaudium et Spes, 67).

Orações

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.
Amen.

Ó São José, cuja proteção é tão grande,
tão forte e tão imediata
diante do trono de Deus,
a vós confio todas as minhas intenções e desejos.
Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão,
a obter todas as bênçãos espirituais
por intercessão do vosso Filho adotivo,
Jesus Cristo Nosso Senhor,
de modo que, ao confiar-me, aqui na terra,
ao vosso poder celestial,
Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.
Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos
com Jesus adormecido nos vossos braços.
Não ouso aproximar-me
enquanto Ele repousa junto do vosso coração.
Abraçai-O em meu nome,
beijai por mim o seu delicado rosto
e pedi-Lhe que me devolva esse beijo
quando eu exalar o meu último suspiro.
Amen.

São João Baptista
24 de Junho (Nascimento)

João Baptista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28).
Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma «Voz» de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.
A Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos vem visitar na Eucaristia, e dêmos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Baptista.

29 de Agosto (Martírio)

A censura que João Baptista fez a Herodes Agripa pela sua conduta desonesta e imoral que o Evangelho nos descreve, valeu-lhe a morte por degolação (Mat. 14, 1-12). É o seu nascimento para o céu que a Igreja hoje celebra.

Orações

Glorioso São João Batista,
que fostes santificado no seio materno,
ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima,
e canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo
que declarou solenemente
não haver entre os nascidos de mulheres
nenhum maior que vós;
por intercessão da Virgem Maria
e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho,
de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre
e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos, também nós, testemunho da verdade
e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue,
como o fizestes vós, degolado iniquamente
por ordem de um rei cruel e sensual,
cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado.
Abençoai todos os que vos invocam
e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida,
para que, verdadeiramente animados do vosso espírito,
no estado em que Deus nos colocou,
possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna.
Amen.

São Miguel
29 de Setembro (São Gabriel e São Rafael)

Entre «os puros espíritos que também são denominados Anjos» (Credo do Povo de Deus), sobressaem três, que têm sido especialmente honrados, através do séculos e a Liturgia une na mesma celebração. Além das funções próprias de todos os Anjos, eles aparecem-nos, na Escritura Sagrada, incumbidos de missão especial.
S. Miguel (= «Quem como Deus»?) é o príncipe dos Anjos, identificado, por vezes, como o Anjo do turíbulo de ouro de que fala o Apocalipse. É o Anjo dos supremos combates. É o melhor guia do cristão, na hora da viagem para a eternidade. É o protector da Igreja de Deus (Apoc. 12-19).
S. Gabriel (= «Deus é a minha força») é o mensageiro da Incarnação (Dan. 9, 21-22). É o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento do Precursor e revela a Maria o mistério da divina Maternidade. Pio XII, em 12 de Janeiro de 1951, declarou este Arcanjo patrono das telecomunicações. S. Rafael (= «Medicina de Deus») manifesta-se na Bíblia como diligente e eficaz protector duma família, que se debate para não sucumbir às provações.
É conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico. Honrando os Anjos, cuja existência nos é abundantemente testemunhada pela Sagrada Escritura, nós exaltamos o poder de Deus, Criador do mundo visível e invisível.

Orações

São Miguel Arcanjo,
protegei-nos no combate,
defendei-nos com o vosso escudo
contra as armadilhas
e ciladas do demónio.
Deus o submeta,
instantemente o pedimos;
e vós, Príncipe da milícia celeste,
pelo divino poder,
precipitai no inferno a Satanás
e aos outros espíritos malignos
que andam pelo mundo
procurando perder as almas.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ámen.

São Miguel Arcanjo,
Gloriosíssimo Príncipe dos Exércitos celestes,
S. Miguel Arcanjo,
defendei-nos no combate
contra os principados e as potestades,
contra os chefes deste mundo de trevas,
contra os espíritos malignos
espalhados pelos ares.
Vinde em auxílio
dos homens que Deus fez
à sua imagem e semelhança,
e resgatou com grande preço
da tirania do Demónio.
É a vós que a Santa Igreja venera
como seu guardião e patrono,
vós a quem o Senhor confiou as almas resgatadas
para as introduzir na felicidade celeste.
Suplicai, pois, ao Deus da Paz,
que esmague Satanás sob os nossos pés
a fim de lhe tirar o poder para prejudicar a Igreja.
Apresentai ao Altíssimo as nossas orações
para que depressa desçam sobre nós
as misericórdias do Senhor.
E sujeitai a antiga serpente
– que não é outro senão o Diabo ou Satanás –
para o precipitar encadeado nos Abismos,
de modo que não possa,
nunca mais, seduzir as nações.
Amen.

São Pedro
22 de Fevereiro (Cadeira)

A festa da Cadeira de São Pedro era já celebrada neste dia em Roma no século IV, para significar a unidade da Igreja, fundada sobre o Príncipe dos Apóstolos.

29 de Junho (e São Paulo)

Desde o século III que a Igreja une na mesma solenidade os Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, as duas grandes colunas da Igreja. Pedro, pescador da Galileia, irmão de André, foi escolhido por Jesus Cristo como chefe dos Doze Apóstolos, constituído por Ele como pedra fundamental da Sua Igreja e Cabeça do Corpo Místico. Foi o primeiro representante de Jesus sobre a terra. S. Paulo, nascido em Tarso, na Cilícia, duma família judaica, não pertenceu ao número daqueles que, desde o princípio, conviveram com Jesus. Perseguidor dos cristãos, converte-se, pelo ano 36, a caminho de Damasco, tornando-se, desde então, Apóstolo apaixonado de Cristo. Ao longo de 30 anos, anunciará o Senhor Jesus, fundando numerosas Igrejas e consolidando na fé, com as suas Cartas, as jovens cristandades. Foi o promotor da expansão missionária, abrindo a Igreja às dimensões do mundo. Figuras muito diferentes pelo temperamento e pela cultura, viveram, contudo, sempre irmanados pela mesma fé e pelo mesmo amor a Cristo.
S. Pedro, na sua maravilhosa profissão de fé, exclamava: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». E, no seu amor pelo Mestre, dizia: «Senhor, Tu sabes que eu Te amo». S. Paulo, por seu lado, afirmava: «Eu sei em quem creio», ao mesmo tempo que exprimia assim o seu amor: «A minha vida é Cristo»! Depois de ambos terem suportado toda a espécie de perseguições, foram martirizados em Roma, durante a perseguição de Nero. Regando, com o seu sangue, no mesmo terreno, «plantaram» a Igreja de Deus.
Após 2000 anos, continuam a ser «nossos pais na fé». Honrando a sua memória, celebremos o mistério da Igreja fundada sobre os Apóstolos e peçamos, por sua intercessão, perfeita fidelidade ao ensinamento apostólico.

Orações

Glorioso São Pedro,
creio que vós sois o fundamento da Igreja,
o pastor universal de todos os fiéis,
o depositário das chaves do Céu,
o verdadeiro vigário de Jesus Cristo;
eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súbdito e filho.
Uma graça vos peço com toda a minha alma;
guardai-me sempre unido a vós
e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração
do que o amor e a plena submissão que vos devo
nos vossos sucessores, os Pontífices romanos.
Viva e morra como filho vosso
e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
Ámen.

Santo António
13 de Junho

Nasceu em Lisboa (Portugal) no final do século XII. Foi recebido entre os Cónegos Regulares de S. Agostinho e pouco depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos da África.
Mas foi na França e na Itália que ele exerceu com grande fruto o ministério da pregação e converteu muitos hereges. Foi o primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua no ano 1231.

Orações

Ó grande e bem-amado
Santo António de Lisboa!
O vosso amor a Deus e ao próximo,
o vosso exemplo de vida cristã,
fizeram de vós um dos maiores Santos da Igreja.
Eu vos suplico tomar sob a vossa protecção valiosa
as minhas ocupações, empreendimentos,
e toda a minha vida.
Estou persuadido
de que nenhum mal poderá atingir-me
enquanto estiver sob a vossa protecção.
Protegei-me e defendei-me:
sou um pobre pecador.
Recomendai as minhas necessidades
e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus,
a quem tanto amais.
Por vosso mérito,
Ele aumente a minha fé e caridade,
console-me nos sofrimentos,
livre-me de todo o mal
e não me deixe sucumbir na tentação.
Ó Deus poderoso,
livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma.
Auxiliado continuamente por Vós,
possa viver cristãmente
e santamente morrer.
Ámen.

São José Igreja XXX

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis. Vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos para que tenha uma solução favorável.