Como a Paróquia não tem uma instituição social, tem sido através das instituições e organizações parceiras do concelho que a Paróquia tem procurado responder, de forma mais regular, às necessidades das famílias mais fragilizadas da comunidade. Estes são os nossos parceiros mais regulares.

Fundação AJU

A Fundação AJU é uma instituição que apoia a população da freguesia de Alcabideche, num trabalho de proximidade, e que procura a promoção integral da família e da pessoa humana. Confiante de que cada um pode ser agente da sua própria mudança, tem uma intervenção global, que vai desde a infância/juventude até ao envelhecimento sénior, passando pela vida adulta e parentalidade e pela integração social e comunitária. Teve a sua origem em 1988, com a Irmã Rosa Costa, religiosa da Congregação das Religiosas do Amor de Deus.
Rua Amália Rodrigues, 159, 2755-020, Alcabideche

Conferência Vicentina S. Nuno de Santa Maria

A Conferência Vicentina S. Nuno de Santa Maria pertence à Sociedade São Vicente de Paulo e está implementada na nossa paróquia desse 1953. Presta assistência às famílias residentes no Bairro S. José, Bairro Marechal Carmona e Fontaínhas através da distribuição de bens alimentares e de apoios pecuniários para o pagamento de despesas com habitação, gestão doméstica e medicação. O atendimento às famílias é feito uma vez por semana, bem como as visitas domiciliárias. A Conferência possui ainda uma loja social com roupa e brinquedos.
Rua António Gaspar, nº 44, Fontaínhas, Cascais

Gaivotas da Torre

As Gaivotas da Torre são uma instituição que intervém socialmente no Bairro da Torre desenvolvendo atividades de apoio e integração social. Tem como principais áreas de intervenção o acompanhamento, formação e reintegração de pessoas em situação de desemprego, o acompanhamento de crianças e jovens e o acompanhamento psicossocial de indivíduos e famílias em situação de fragilidade socioeconómica ou mental.
Rua das Caravelas, traseiras do nº 256, cave 1, 2750-615 Cascais

Santa Casa da Misericórdia de Cascais

A Misericórdia de Cascais é uma instituição com cinco séculos de História, criada em 1551, pelos moradores da vila de Cascais com a finalidade da prática das catorze obras de Misericórdia que consagravam a essência do exercício da caridade. Inicialmente sediada na Capela de Santo André, era regida por um grupo de irmãos que formavam a Mesa Administrativa presidida por um Provedor e constituída por um escrivão e dez irmãos. Hoje, a Misericórdia tem uma vasta e profunda intervenção social, desde a infância e juventude até aos séniores, passando pelos mais vulneráveis, como os doentes, as crianças em situação de acolhimento.
Largo da Misericórdia, nº 51, Cascais (serviços centrais)

Além destes parceiros mais regulares, os Amigos à Mão colaboram também com as entidades oficiais do concelho, como a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia de Cascais/Estoril, e, pontualmente, com outras organizações sociais. Sempre que necessário, articula também com as estruturas diocesanas e da Conferência Episcopal, nomeadamente a Cáritas.