Procurar
Close this search box.

Crisma

Com o Baptismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos «sacramentos da iniciação cristã», cuja unidade deve ser salvaguardada. Os baptizados pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.

A Confirmação proporciona crescimento e aprofundamento da graça baptismal:

  • enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos leva a dizer «Abba! Pai!»
  • une-nos mais firmemente a Cristo;
  • aumenta em nós os dons do Espírito Santo;
  • torna mais perfeito o laço que nos une à Igreja;
  • dá-nos uma força especial do Espírito Santo para propagarmos e defendermos a fé, pela palavra e pela acção, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessarmos com valentia o nome de Cristo, e para nunca nos envergonharmos da cruz.

 

Tal como o Baptismo, de que é a consumação, a Confirmação é dada uma só vez. 

Catecismo da Igreja Católica, 1285.1303-1304

A idade mínima escolhida pela Conferência Episcopal Portuguesa para receber o Sacramento do Crisma (ou Confirmação) é: 14 anos. Porém para os não batizados maiores de 7 anos que se preparem para o Baptismo receberão todos os Sacramentos da Iniciação Cristã de uma vez.

Para os que andam em idade da catequese a formação é dada na própria catequese e em consciência cada um deve apresentar-se ao pároco quando julgar estar preparado para receber o Crisma.

Para os adultos, cada ano será formado um grupo de catequese para melhor preparam a celebração do Crisma.

PAPA FRANCISCO: AUDIÊNCIA GERAL

Em geral, fala-se de Sacramento da «Crisma», palavra que significa «unção». E com efeito através do óleo, chamado «Crisma sagrado», nós somos confirmados no poder do Espírito, em Jesus Cristo, o Único verdadeiro «Ungido», o «Messias», o Santo de Deus. Além disso, o termo «Confirmação» recorda-nos que este Sacramento contribui com um aumento da graça baptismal: une-nos mais solidamente a Cristo; leva a cumprimento o nosso vínculo com a Igreja; infunde em nós uma especial força do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca nos envergonharmos da sua Cruz (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1.303).

Por isso, é importante prestar atenção a fim de que as nossas crianças, os nossos jovens recebam este Sacramento. Todos nós prestamos atenção para que eles sejam baptizados, e isto é bom, mas talvez não nos preocupemos muito a fim de que recebam a Crisma. Deste modo, eles permanecerão a meio caminho e não receberão o Espírito Santo, que é muito importante na vida cristã, porque nos concede a força para ir em frente. Pensemos um pouco nisto, cada um de nós: preocupamo-nos verdadeiramente para que as nossas crianças, os nossos jovens recebam a Crisma! Isto é importante, é importante! E se vós, em casa, tendes crianças e jovens que ainda não a receberam, e que já estão na idade de a receber, fazei todo o possível para que levem a cumprimento a iniciação cristã e recebam a força do Espírito Santo. É importante!

Naturalmente, é necessário oferecer aos crismandos uma boa preparação, que deve ter em vista levá-los a uma adesão pessoal à fé em Cristo e despertar neles o sentido da pertença à Igreja.

Como cada Sacramento, a Confirmação não é obra dos homens mas de Deus, que cuida da nossa vida, de maneira a plasmar-nos à imagem do seu Filho, para nos tornar capazes de amar como Ele. E fá-lo infundindo em nós o seu Espírito Santo, cuja acção permeia cada pessoa e a vida inteira, como transparece dos sete dons que a Tradição, à luz da Sagrada Escritura, sempre evidenciou. Eis os sete dons: não quero perguntar-vos se vos recordais quais são os sete dons. Talvez todos vós saibais… Mas cito-os em vosso nome. Quais são estes dons? A Sabedoria, a Inteligência, o Conselho, a Fortaleza, a Ciência, a Piedade e o Temor de Deus. E estes dons são concedidos precisamente através do Espírito Santo no Sacramento da Confirmação. Além disso, a estes dons tenciono dedicar as catequeses que se seguirão às reservadas aos Sacramentos.

Quando acolhemos o Espírito Santo no nosso coração e deixamos que Ele aja, é o próprio Cristo que se torna presente em nós e adquire forma na nossa vida; através de nós será Ele, o próprio Cristo, que rezará, perdoará, infundirá esperança e consolação, servirá os irmãos, estará próximo dos necessitados e dos últimos, que criará comunhão e semeará paz. Pensai como isto é importante: mediante o Espírito Santo, é o próprio Cristo que vem para fazer tudo isto no meio de nós e por nós. Por isso, é importante que as crianças e os jovens recebam o Sacramento da Crisma.

Estimados irmãos e irmãs, recordemo-nos que recebemos a Confirmação. Todos nós! Recordemo-lo antes de tudo para dar graças ao Senhor por esta dádiva, e além disso para lhe pedir que nos ajude a viver como cristãos autênticos e a caminhar sempre com alegria segundo o Espírito Santo que nos foi concedido.

Perguntas
Rápidas

Em Portugal, pode receber-se o Crisma a partir dos 14 anos. Contudo, para os maiores de 7 anos, aquando da celebração do Baptismo receberá também o Crisma e a Comunhão.

Para as crianças e adolescentes é necessária a participação assídua na catequese paroquial. Quando, em diálogo com o/a catequista e os pais, estiver preparado/a será apresentado/a para receber o Crisma.

Os adultos têm (normalmente a cada ano) uma formação específica ao longo do ano para a celebração do Crisma.

Para as crianças e adolescentes, a data do Crisma é a mesma da do Baptismo, isto é, no Domingo da Páscoa numa das missas paroquiais.

Para os adultos, a data do Crisma será marcada a cada ano (normalmente depois da Páscoa) consoante a agenda do senhor bispo que presidirá à celebração. 

Geralmente o Crisma é celebrado na Igreja Paroquial.

  • Impresso para o crisma da paróquia de Cascais
  • Documento que prove data e lugar do baptismo (para os não baptizados)

As eventuais dúvidas ou pedidos de informação devem ser apresentados preferencialmente no cartório da paróquia, de modo a obter a resposta mais adequada.

Clique aqui para conhecer as normas em vigor no Patriarcado de Lisboa sobre a celebração dos Sacramentos.

Documentos

data

dentro da missa

RITUAL DO CRISMA

01 / 12 / 2021

sacramentos iniciação cristã

FICHA DE INSCRIÇÃO

01 / 12 / 2021