Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e da Ressurreição de Cristo

Peregrinando juntos à beira-mar, seguindo Nosso Senhor Jesus Cristo até ao Céu

“Percorrei com coragem o caminho da santidade pessoal, nutrindo-vos assiduamente da Palavra de Deus e da Eucaristia. Quanto mais fordes santos, tanto mais podereis contribuir para edificar a Igreja e a sociedade”, dizia o Papa João Paulo II, no Jubileu do ano santo de 2000. Esta exortação do Papa Santo exprime o nosso desejo de caminhar em Igreja aqui em Cascais, juntos, a caminho de uma identificação cada vez mais plena com Nosso Senhor Jesus Cristo e sob o olhar de Nossa Senhora.

Ser Paróquia de Cascais é ser Igreja local, é ser o Corpo de Cristo no lugar em que Deus nos colocou; é celebrar a Cristo e à sua vitória sobre a morte e o pecado; é anunciá-l’O com amor a toda a humanidade e é servi-l’O em todos os homens, especialmente junto dos mais pobres e necessitados. Esta é a missão e identidade da Igreja em Cascais, que é feita de todos os cristãos que a compõem em todas as diferentes vocações a que Deus chama: além dos nossos padres da paróquia, especialmente consagrados para o culto divino e para o serviço de toda a Igreja, são igualmente Igreja em Cascais as nossas irmãs consagradas que servem nas escolas católicas e, na sua grande maioria, as famílias cristãs que aqui residem. Consagrados e leigos, casados e solteiros, viúvos e separados, jovens e idosos, todos são a Paróquia de Cascais que pretende ser, cada vez mais, um lugar de comunhão. Juntos, a caminho, continuamos a presença de Cristo e a sua acção salvadora no mundo onde quer que o Espírito Santo nos queira levar.

Três marcos da história da Paróquia

Fazemos este caminho à beira-mar enriquecidos com a experiência daqueles que nos precederam, que constituem a nossa história e as nossas raízes. Esta história é longa – e ainda está em boa parte por escrever, investigar e esclarecer – mas podemos sintetizá-la de forma breve, apontando aqui alguns marcos da instituição que se formou para dar corpo à Igreja, que chamamos de Paróquia. Em boa parte, desenvolve-se a par da história da Vila de Cascais.

O primeiro marco da sua fundação vem da independência que Cascais vai tendo progressivamente da vila de Sintra. Esta dá-se com a Carta da Vila, dada a 7 de Junho de 1364 e que se concretiza em foral no ano de 1514. Não nos é certa hoje a data concreta de fundação da Paróquia, mas provavelmente ter-se-á dado por volta de um destes dois marcos históricos para a Vila. Não nos é certo também qual terá sido o primeiro orago da Paróquia, mas provavelmente deverá ter sido a Ressurreição de Cristo, pois a igreja com este orago, entretanto caída com o terramoto, é provavelmente a maior e mais antiga dada a sua localização geográfica.

Um segundo marco está nas duas paróquias que chegaram a existir em Cascais. Algures na história, a Paróquia divide-se em duas: a Paróquia da Assunção e a Paróquia da Ressurreição. Não estamos certos de quando terá tido lugar essa divisão que, na verdade, acabou por eventualmente se reverter, dada a queda da Igreja da Ressurreição com o terramoto de 1755.

Um terceiro marco para esta breve história está no início da procissão marítima de Nossa Senhora da Guia, de grande afluência até aos dias de hoje. Dada uma salvação milagrosa de uma menina, desde o século XVIII os pescadores e outros cascalenses que a estes se associam deslocam-se por mar até à encosta da Guia, onde a menina terá caído ao mar e lançam flores e rezam por todos os falecidos.

Veja aqui o que pode encontrar no site

Igrejas
Igrejas na paróquia, localização e horários

Sacerdotes
Padres ao serviço da paróquia

Cartório
Tudo o que precisa relativo a documentos e marcações

Calendário das actividades da paróquia

Fique a par da vida da paróquia. Pode inscrever-se para a receber por e-mail.

Acompanhe as novidades