Procurar
Close this search box.

Sínodo 2021-2023

O Santo Padre convida-nos a reflectir sobre a Sinodalidade na Igreja, sobre a forma de nos colocarmos a caminho juntos com Jesus.

Para isso convocou um sínodo sobre a sinodalidade, composto por várias fases: paroquial, diocesana, nacional e da Igreja Universal.

O QUE É O SÍNODO?

Está em curso um Sínodo convocado pelo Papa Francisco, que juntará em Roma, em 2023, bispos do mundo inteiro para refletir sobre a sinodalidade na Igreja, ou seja, sobre a forma de nos colocarmos a caminho com Jesus. O tema para esta reflexão é: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Mas antes de acolher os bispos em Roma para a Assembleia do Sínodo dos Bispos, o Papa quer escutar o que pensam os cristãos e o mundo sobre este tema. Por isso, convoca-nos a todos para participarmos nesta caminhada sinodal que já está a acontecer e que inclui uma fase diocesana, onde as paróquias, movimentos e organizações da Igreja são chamados a refletir e debater estas questões.

 

A pergunta principal a que este Sínodo procura responder é a seguinte:

Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

Mas com este Sínodo, o Papa não deseja apenas recolher respostas que possam ajudar ao debate na Assembleia do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023. Deseja também promover e desenvolver a prática e a experiência do discernimento espiritual, do discernimento eclesial, que se faz na adoração, na oração, em contacto com a Palavra de Deus, e no diálogo entre todos.

 

Na NOSSA PARÓQUIA, a caminhada sinodal começou no dia 23 de fevereiro, com a Assembleia Sinodal, onde foram apresentadas os objetivos desta consulta e a forma como se vai processar.

Ao longo do mês de março, haverá três encontros presenciais, onde em pequenos grupos poderemos refletir sobre os três grandes temas: comunhão, participação e missão. As questões para reflexão serão lançadas previamente para que cada um possa pensar e rezar sobre elas.

1º Encontro: 3 de março- 21h30, Centro Pastoral

2º Encontro: 10 de março – 21h30, Centro Pastoral

3º Encontro: 17 de março – 21h30, Centro Pastoral

 

Somos ainda convidados a participar de uma forma mais simples e direta, respondendo aos 3 INQUÉRITOS que serão apresentados nas missas dos três próximos domingos (dia 27 de fevereiro, 6 e 13 de março)

Cada inquérito pode ser preenchido fisicamente, através de um folheto que será distribuído em todas as missas de domingo. Ou através de um formulário online, dividido em três partes:

INQUÉRITO 1– COMUNHÃO – responda aqui

INQUÉRITO 2 – PARTICIPAÇÃO (responda aqui)

INQUÉRITO 3 – MISSÃO (responda aqui)

No final, as respostas da nossa comunidade paroquial serão compiladas, analisadas e entregues ao Patriarcado de Lisboa, que as fará chegar à Conferência Episcopal Portuguesa que, por sua vez, as entregará ao Secretariado do Sínodo.

1º ENCONTRO | 3 DE MARÇO
Perguntas orientadoras do debate e da conversa de grupos:

1. Sinto a Igreja como casa da minha família espiritual onde cresço, aprendo, escuto a palavra de Deus e, com franqueza, me confronto a mim mesmo e aos irmãos na fé?
2. Acolhemos de coração aberto quem chega de novo à paróquia e procuramos integrá-los na sua vida, mostrando interesse e preocupação por eles?
3. Conheço o que a Igreja ensina, procuro aprofundar o que não percebo ou que desconheço, recorro à Igreja para esclarecer dúvidas?
4. Fazemos um esforço na Igreja para evangelizar e integrar os mais pobres, os doentes e os marginalizados?
Documento

 

2º ENCONTRO | 10 DE MARÇO
Perguntas orientadoras do debate e da conversa em grupos:
1.
Sinto-me chamado a conhecer, envolver-me e a participar na vida da paróquia?
2. Sinto-me chamado a conhecer, envolver-me e a participar na vida da paróquia?
3. Entre os grupos da paróquia vive-se uma missão conjunta e partilhada?
4. Senti-me acompanhado pela paróquia nos momentos que mais precisei?

3º ENCONTRO | 17 DE MARÇO
Perguntas orientadoras do debate e da conversa em grupos:

1. Sinto como minha a missão de anunciar o Evangelho ao
mundo.

2. A paróquia está atenta e responde às necessidades
materiais e espirituais que surgem.

 3. A paróquia é uma voz activa e participativa em
Cascais.

 4. Ser cristão molda a minha vida familiar, profissional,

cívica e social.

 

 

Mais informações no site do Patriarcado de Lisboa, no site do Sínodo dos Bispos.

Dúvidas ou questões, escreva para comunicacao@paroquiadecascais.org

“Fazer Sínodo significa caminhar pela mesma estrada, caminhar em conjunto. Fixemos Jesus, que na estrada primeiro encontra o homem rico, depois escuta as suas perguntas e, por fim, ajuda-o a discernir o que fazer para ter a vida eterna. Encontrar, escutar, discernir: três verbos do Sínodo, nos quais me quero deter.”
Papa Francisco

Começou o Sínodo na nossa Paróquia

Todos somos convidados a participar nesta reflexão sobre a nossa igreja local e sobre como caminhamos juntos. Haverá três encontros presenciais para debater e rezar estas questões.

ler mais

Sínodo 2021-2023

Avisos

Sínodo: encontro 3

Reflexão, oração e debate sobre o tema MISSÃO.
Dia 17 de março, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais.

ler mais

Sínodo: encontro 2

Reflexão, oração e debate sobre o tema PARTICIPAÇÃO
Dia 10 de março, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais.

ler mais

Sínodo: encontro 1

Reflexão, oração e debate sobre o tema COMUNHÃO.
Dia 3 de março, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais.

ler mais

Sínodo: Assembleia Sinodal

Encontro para apresentação e explicação do Sínodo e das diferentes etapas que serão percorridas na nossa paróquia. Dia 23 de fevereiro, 21h30, no Centro Cultural de Cascais

ler mais

Últimos vídeos

Abertura do sínodo
25 outubro

O que é o sínodo
23 fevereiro

Papa e o sínodo
21 outubro

Documentos

VADEMECUM

Folheto de apresentação do Sínodo dos Bispos e da fase diocesana

Oração pelo Sínodo

“Rumo ao Sínodo dos Bispos de 2023” – Carta do Cardeal-Patriarca