Bem-vindo

Aqui encontra um lugar para conhecer melhor e manter o contacto com a Igreja em Cascais, quer seja alguém que nos visita pela primeira vez, quer seja um paroquiano já habitual. Este espaço pretende ser um lugar dinâmico e de proximidade, onde procuramos apresentar o que é a vida e missão da Igreja aqui na nossa vila. Para isso organizámos este website segundo as três dimensões da missão de Cristo, que é ao mesmo tempo Sacerdote, Profeta e Rei, onde se insere tudo o que a Igreja faz, continuando o trabalho de Jesus. Para facilitar quem nos visita pela primeira vez, deixamos aqui algumas pistas de assuntos de que pode vir à procura.

Para conhecer os lugares da paróquia, fazer uma visita virtual ou provocar uma visita física pode ficar a conhecer as diferentes igrejas e capelas e conhecer um pouco da sua história.

Se procura conhecer e falar com um dos sacerdotes da paróquia, encontra uma breve apresentação dos mesmos, os seus contactos e disponibilidade horária. Se pretende falar com alguém da paróquia, é aqui também que tem acesso aos seus diferentes contactos.

Pode descobrir aqui informação sobre os diferentes serviços e ministérios existentes na paróquia, como os grupos de leitores, ministros extraordinários da comunhão e os diferentes coros.

Colocando a Fé ao serviço, pode também encontrar aqui como contribuir para a caridade e para a missão da Igreja, seja através de grupos de voluntariado e serviço, seja através de donativos monetários ou em género.

Como a nossa fé precisa de ser alimentada, este site é também um sítio para ajudar a integrar e formar os paroquianos, dando a conhecer e aproximando-os das diferentes iniciativas de formação da paróquia que ajudam a ser cristãos mais maduros e a viver a missão da Igreja, que é de todos. A catequese de infância, os grupos do Gomaj e do JIPE assim como a catequese de adultos são as iniciativas estáveis de grupo oferecidas pela paróquia, para além de outras iniciativas pontuais que possam surgir, como retiros e jornadas de oração.

Se pretende pedir uma intenção de Missa ou se pretende celebrar um sacramento na paróquia, pode fazer a marcação através dos serviços do cartório paroquial. Pode encontrar igualmente informação sobre o que são os sacramentos e sacramentais - como Baptismo, Matrimónio, Unção dos Doentes ou bênção da casa - e outras informações relativas aos mesmos.

Por fim, neste site pode manter-se sempre ligado à vida da paróquia, seguindo a celebração da Missa de cada dia, ouvindo o seu Podcast semanal, seguindo as últimas notícias e consultando os avisos paroquiais.

Desejamos por fim que este site, sempre em construção, seja um contributo valioso para a construção da comunidade. Agradecemos muito sempre que puder dar o seu contributo e feedback com sugestões e críticas para irmos melhorando este site.

Desejamos, sobretudo, que seja para o cumprimento da comunhão desejada por Jesus:  “Que todos sejam um, assim como Tu estás e Mim e Eu em Ti” (Jo 17, 21).