Catequese de Adultos

O que é?
Trata-se de uma catequese para quem já não está em idade escolar, que percorre os fundamentos essenciais da nossa Fé

A quem se destina?
A catequese de adultos é um grupo relativamente aberto que se destina a pessoas em diferentes circunstâncias:

• Pessoas que não são baptizadas e desejariam sê-lo.
  • Pessoas baptizadas mas que não receberam mais nenhum sacramento.
  • Pessoas que gostariam de se preparar para receber o sacramento do Crisma.
  • Pessoas que, mesmo tendo recebido todos os sacramentos,  sentem necessidade de um reforço na catequese que tiveram na infância.
  • No fundo, todos os interessados em aprofundar a fé.

Como funciona?
Um encontro semanal ao domingo às 17:30h no Centro Pastoral, numa sala a designar.

Perguntas
Frequentes

Sim! As catequeses são preparadas justamente para transmitir os fundamentos da fé para quem nunca teve contacto com esta.
Estas catequeses focam-se nos fundamentos da fé. Pode fazer-nos bem voltar a esses fundamentos, mas pode também ser mais proveitoso seguir outro dos meios de formação, por exemplo as iniciativas que a Paróquia vai propondo especialmente nos tempos de Advento e da Quaresma. O melhor será falar sobre a sua situação com o catequista para perceber o que é mais adequado.
Uma componente importante da catequese de adultos é dar as razões da nossa esperança cristã (1 Pe 3,15). Por isso mesmo, se está algo reticente em relação a alguns aspectos daquilo que ensina a Igreja ou se considera ser pequena a sua fé, esta catequese é uma oportunidade para se confrontar com as questões que pode ter.
Não há nenhum requisito prévio para participar na catequese de adultos! Além disso, faz parte de pertencer a esta catequese ser pessoalmente acompanhado pelo catequista e pelos padres, que ajudarão a enquadrar cada pessoa, de acordo com o seu ritmo próprio.
Se já fez a catequese de adultos, talvez seja mais proveitoso procurar um outro meio de formação ou um grupo para ajudar a caminhar e crescer na fé. Se, por algum motivo, achar ainda assim que seria melhor repetir a catequese, fale com o catequista e exponha a sua situação.