Semana de oração pelos seminários

“Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo” (Tm 2, 1-8)

Estamos em plena semana de oração pelos seminários que, este ano, tem como lema o apelo feito por São Paulo a Timóteo para que não se envergonhasse de dar testemunho de Nosso Senhor.

Na sua mensagem para assinalar esta semana que decorre de 30 de Outubro a 6 de Novembro, o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios diz: “Estas palavras soam a incentivo de um verdadeiro guia espiritual, atento e preocupado com o percurso do seu discípulo, ao mesmo tempo que representam um reforço da confiança nas suas capacidades e no dom recebido de Deus.

“O fundamental” é que nenhum jovem “deixe de se interrogar” sobre a possibilidade desse caminho ou exclua essa hipótese, a questão vocacional “assume, muitas vezes, a forma de inquietação interior”, que permanece até se resolver numa opção que pode ser a de entrar num Seminário.

Com esta semana especial no calendário católico, a Igreja pretende “apelar aos mais jovens” para que sejam “testemunhas alegres e corajosas de Jesus Cristo e do seu Evangelho”, citando o Papa Francisco na Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Cristo Vive.

A Conferência Episcopal Portuguesa pede aos cristãos que, na sua oração pessoal, familiar ou comunitária, “rezem de forma mais intensa pelos seus Seminários”.