Começou o Sínodo na nossa Paróquia

A Assembleia Sinodal, que decorreu ontem à noite, marcou o arranque da dinâmica sinodal na nossa Paróquia. Neste encontro, foi explicado o que é o Sínodo, o que pretende o Papa com a sua realização, e o que cada um é chamado a fazer para participar nesta experiência de discernimento eclesial.

A pergunta central que o Papa coloca a todas as igrejas no mundo é: Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

É esta a questão que tentaremos responder enquanto paróquia. Esta pergunta abrange três grandes temas – COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO e MISSÃO – e que, por sua vez, se dividem em perguntas e temáticas mais específicas e concretas. Para isso, serão realizados três encontros presenciais, nas próximas quintas-feiras (3, 10, 17 de março às 21h30), onde cada participante terá umas reflexões prévias para fazer. As pessoas serão distribuídas por pequenos grupos para rezar, conversar e refletir sobre as questões.

Haverá ainda outras formas de participação na dinâmica sinodal da nossa paróquia, através da resposta a questões muito concretas. No final, uma síntese será entregue à diocese, que depois a fará chegar aos nossos bispos. Mas mais do que o papel que resumirá o que pensam os paroquianos de Cascais, o P. Nuno Coelho sublinhou a importância e riqueza deste processo de conversa e escuta entre as pessoas, considerando que esta reflexão será muito útil para a própria paróquia. Os frutos que decorrem desta aproximação e partilha entre as pessoas que compõem a mesma comunidade serão também muito relevantes para a dinâmica paroquial, sublinhou José Chilão, que será o coordenador do Sínodo na Paróquia.

Depois da apresentação e do esclarecimento das questões, a comunidade paroquial reuniu-se na Igreja Paroquial para rezar diante do Santíssimo Sacramento.