Papa criou D. Américo Aguiar como cardeal

Neste sábado, 30 de Setembro, o Papa Francisco entregou o anel e o barrete cardinalícios ao bispo português, D. Américo Aguiar, numa cerimónia que decorreu na Praça de São Pedro.

No decorrer da celebração, o Papa leu a fórmula de criação e proclamou em latim os nomes dos cardeais, para os unir com “um vínculo mais estreito” à sua missão; seguiu-se a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores.

Cada um dos novos cardeais ajoelhou-se para receber o barrete cardinalício, de acordo com a ordem de criação e um anel para que se “reforce o amor pela Igreja”, seguindo-se a atribuição a cada cardeal uma igreja de Roma – que simboliza a “participação na solicitude pastoral do Papa” na cidade -, bem como a entrega da bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz.

D. Américo Aguiar foi criado cardeal-presbítero, recebendo o título de Santo António de Pádua na Via Merulana (Sancti Antonii Patavini de Urbe), em Roma, igreja de que foi titular, entre 1973 e 1998, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.

O novo bispo de Setúbal, tornou-se, assim, o sétimo cardeal português do século XXI e quarto a ser criado no atual pontificado.

Após a celebração, D. Américo aguiar disse aos joarnalistas:

Quando estava a subir aquela rampa lembrei-me daquele dia, da vigília, que o Papa sozinho no contexto da pandemia e do confinamento, (rezou na praça de São Pedro sozinho), senti partilhar o peso, dessa caminhada. Depois, «In manus tuas», a partir do momento em que nos entregamos nas mãos de Deus, e assim, aconteceu”.

D. Américo Aguiar quis ainda valorizar as palavras do Papa Francisco que pediu aos novos cardeais para serem uma “orquestra sinfónica e sinodal” e reforçou: “Um homem do norte adapta-se a qualquer instrumento e agora vamos dar música”.

Após a cerimónia, o novo Cardeal português presidiu à celebração na Igreja de Santo António dos portugueses, em Roma, lembrando que quer ajudar o Papa Francisco a construir um “caminho da ternura, de todos, todos, todos. Inaugurarmos, não um tempo novo, porque sempre foi assim, o evangelho sempre foi para todos” .

Felicitamos D. Américo Aguiar, agora criado Cardeal e rezamos por ele que já tanto nos deu com a Jornada Mundial da Juventude, pedindo a Deus que o fortaleça e anime na sua renovada missão de quem tudo entrega nas mãos de Deus, como diz o seu lema episcopal – ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos) -, as últimas palavras de Jesus na cuz.