Igreja da Ressurreição

A Igreja da Ressurreição como a conhecemos hoje é uma nova edificação com o mesmo nome de uma igreja anterior e original, antiga e que chegou a ser paróquia que se situava junto à actual estação de comboios de Cascais mas que rui e ficou totalmente destruída com o terramoto de 1755. Edificou-se um novo templo com o mesmo nome, que ficou conhecido como Igreja Nova, que veio também a ruir e a ficar inutilizado, sendo totalmente demolido no final do século XIX.

Após os sucessivos infortúnios, a Paróquia da Ressurreição une-se à Paróquia de Nossa Senhora da Assunção. No entanto, o desejo de construir uma igreja sob o mesmo orago subsiste, e a 30 de Janeiro de 1968 inicia-se a construção da actual igreja no bairro das fontainhas. Foi inaugurada nove anos depois, a 13 de Julho de 1977.

A obra é um projecto do Arquiteto Henrique Brando Albino e pauta-se pela absoluta simplicidade, derivada também das sucessivas adaptações ao plano inicial que foram necessárias fazer devido a restrições orçamentais. No complexo onde se encontra a Igreja está presente a AJU – Associação Jerónimo Usera e será também o futuro centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.

Missas na Igreja da Ressurreição

DOMINGO

Rua de Alvide
2750-288 Cascais

Horário de Abertura

De momento, a Igreja apenas abre para as celebrações.

Ser Rei
Caridade e Serviço