Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia

Igreja do Séc. XVI de planta longitudinal composta de uma nave única e capela-mor, tendo a frontaria flanqueada por duas torres sineiras quadrangulares recuadas, com soco adaptado ao declive do terreno, rasgadas por três (esquerda) ou duas frestas (direita), molduradas e gradeadas, e sem remate superior, sendo a da direita mais baixa.
O retábulo-mor possui a superfície à face, com arquivoltas do ático pintadas, tendo apenas relevadas as pilastras e colunas e as respectivas bases e remates arquitravados. Conserva espólio pictórico de grande qualidade, da primitiva Misericórdia. Segundo Vítor Serrão, os dois painéis maiores, possuindo “figuras de escala ciclópica”, constituíam a parte central do retábulo quinhentista desmantelado, e os painéis mais pequenos, “com um desaparecido Calvário, a fiada superior” do mesmo. Segundo o autor, são obras do final do século XVI.

Missas na Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia

Domingos às 12h30 (em Inglês)

R. da Misericórdia, 7
2750-411 Cascais