Ermida de S. Sebastião

A Ermida de São Sebastião deverá ter sido construída antes do ano do ano de 1594. Inicialmente uma capela rural, destaca-se pelos seus traços simples, estrutura maneirista e pela riqueza dos painéis de azulejos que apresenta dentro da capela. Apesar de ter sido muito danificada pelo terramoto de 1755, persistem ainda hoje muitos motivos na capela dignos de ser mencionados.

À porta encontra-se um cruzeiro datado com o ano da sua colocação, que se deu em 1628. Antes de entrar na ermida, existe um pequeno alpendre, e debaixo do mesmo, nas paredes que ladeiam a porta da igreja, estão dois motivos peculiares: um painel de azulejos representando o Santíssimo Sacramento e um baixo-relevo de Cristo Crucificado, este último obra de Hein Semke, escultor e pintor alemão do século XX.

Azulejaria do séc. XVII

Na nave da igreja destacam-se quatro painéis de azulejos que datam do séc. XVII e que representam diferentes episódios da vida de S. Sebastião.

No presbitério, o altar-mor tem um frontal de azulejo com uma invulgar representação do mesmo santo.

Hoje propriedade da Câmara Municipal de Cascais, a Capela de São Sebastião foi cedida à Paróquia em dezembro de 2016. Hoje em dia serve sobretudo para a realização de sacramentos e noites de oração.

Missas na Ermida de S. Sebastião

Não existe Missa regular nesta capela.

Parque Marecha Carmona
Avenida Rei Umberto II de Itália
2750-319 Cascais

Horário de Abertura

De momento, a Igreja apenas abre para as celebrações.

Ser Rei
Caridade e Serviço