Ermida Nossa Senhora da Guia

Na saída Oeste da vila de Cascais em direção ao Guincho encontramos o farol e ermida da Guia. Ambos tratam-se de reconstruções datadas de 1810 de edifícios anteriores destruídos com o terramoto de 1755.

A Ermida, dedicada a Nossa Senhora da Guia, conservou traços da sua construção original, como é o caso do seu portal manuelino e os azulejos presentes ao longo da nave da capela, datados do século XVII. No presbitério encontramos já azulejos mais recentes, do século XVIII.

Na ermida estão presentes duas obras a realçar, ambas de autor desconhecido e datadas da segunda metade do século XVI. São elas A Adoração dos Pastores e A Adoração dos Reis Magos.

A imagem que preside à capela-mor e que é o orago da capela é Nossa Senhora da Guia, que está intimamente ligada à vida do mar. É até junto à Guia, perto da ermida, que ruma todos os anos a procissão marítima da Paróquia de Cascais, que se realiza sempre numa data próxima da sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção, celebrada a 15 de Agosto.

A procissão começa na Igreja Paroquial, seguindo os diferentes andores dos santos da paróquia até ao cais dos pescadores na baía de Cascais onde embarcam e rumam até à Guia. Para além das embarcações que levam os andores, os cascalenses acompanham a procissão com as suas próprias embarcações. Chegada a procissão à Guia, lançam-se flores ao mar e reza-se por todos os falecidos, sob a intercessão especial de Nossa Senhora.

"Foi esta Senhora que me salvou"

Várias são as histórias de milagres e graças especiais concedidas por Nossa Senhora que nos chegam ainda hoje pela tradição dos pescadores. Uma história peculiar, que porventura será um dos motivos principais da procissão até à Guia, fala-nos de uma menina que teria caído ao mar junto às falésias da Guia.

Procurada durante vários dias sem sucesso, acaba por se declarar falecida e rezam-se as suas exéquias na Igreja sem o corpo presente. Durante a celebração fúnebre, a menina desaparecida terá entrado na igreja sã e salva e, apontando para Nossa Senhora, declara: “Foi esta senhora que me salvou”.

Hoje em dia a ermida da Guia está entregue ao cuidado da Diocese das Forças Armadas. O seu uso destina-se habitualmente à celebração de casamentos e baptismos.

Missas na Ermida Nossa Senhora da Guia

O culto está entregue à Diocese das Forças Armadas, que a utiliza habitualmente para a celebração de matrimónios e baptismos.

Estrada do Guincho
2750 Cascais

Horário de Abertura

De momento, a Igreja apenas abre para as celebrações.

Ser Rei
Caridade e Serviço