Procurar
Close this search box.

Capela de Nossa Senhora da Vitória

A Capela de Nossa Senhora da Vitória localiza-se no interior da Cidadela de Cascais.
Esta capela foi construída em 1648 e reconstruída depois do terramoto de 1755, provavelmente pelo Conde de Unhão, governador da Praça da Cidadela.

A sua construção deve-se ao grande número de militares e suas famílias que se vinham fixando em Cascais.

A capela está intimamente ligada à história do Regimento de Infantaria nº 19, que esteve sediado na Cidadela e logo ao culto do seu padroeiro, Santo António.

Segundo uma antiga tradição, a imagem do santo português acompanhava o seu regimento cada vez que este entrava em combate. Santo António era montado numa mula branca e acompanhava as tropas no campo de batalha e, tal como o regimento, a cada vitória, o santo era condecorado.

Cidadela de Cascais

Com o desenrolar da história, a Capela da Vitória acaba por cair em desuso, chegado a servir de arrecadação do regimento. Mais tarde, por obra de D. Maria do Carmo Fragoso Carmona, esposa do Presidente da República Marechal Carmona, a capela foi restituída ao culto no dia de Natal de 1930, quando a família do presidente vem residir para a Cidadela.

Votada novamente ao abandono, foi no âmbito da reabilitação do Palácio da Presidência que o então Presidente da República Cavaco Silva voltou a mandar recuperar a capela, encontrando-se esta agora aberta ao culto desde 3 de Março 2012.

Adaptado de Histórias da história de Cascais – H2C

Missas na Capela de Nossa Senhora da Vitória

10:00

SÁBADO

Morada

Cidadela de Cascais
2750-642 Cascais 

Horário de Abertura

De momento, a Igreja apenas abre para as celebrações

Ser Rei
Caridade e Serviço