Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Inocentes

Localizada à entrada da vila, esta pequena ermida foi provavelmente inicialmente erigida e dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Aquando do terramoto de 1755, encontrando-se os fiéis dentro do templo, este terá sido poupado ao maremoto que se seguiu ao primeiro desastre natural, salvando todos os que lá se encontravam. Tal evento foi visto como milagroso e, desde então, a ermida ganhou muita devoção do povo cascalense. Terá sido aí que provavelmente ganha o seu título completo, Nossa Senhora da Conceição dos Inocentes.

Provavelmente também terá sido a esta igreja que os cascalenses foram após a destruição da Igreja da Ressurreição com o terramoto.

Mais tarde, no século XIX, ter-se-ão construído as duas naves laterias da ermida.

Todos os anos realiza-se nesta igreja uma procissão muito concorrida pelo povo cascalense no dia da Imaculada Conceição, dia 8 de Dezembro.

Por fim, há que assinalar que junto à ermida encontra-se um cruzeiro, datado de 1634, que terá sido erigido em memória de um naufrágio ocorrido em 1609.

Hoje em dia a igreja está entregue ao culto da comunidade ortodoxa Moldava mantendo-se, no entanto, a tradicional Missa e procissão Católica no dia 8 de Dezembro.

Missas na Ermida de N. Sra. da Conceição dos Inocentes

O culto está entregue à comunidade ortodoxa moldava.

Rua Frederico Arouca, 105
2750-327 Cascais

Horário de Abertura

De momento, a Igreja apenas abre para as celebrações.

Ser Rei
Caridade e Serviço