O cartório paroquial serve a logística necessária para tudo o que diz respeito a marcações de celebrações, preparação de documentos para as mesmas e comprovativos de sacramentos. Encontra-se em funcionamento no Centro Pastoral. Entre outros assuntos, o cartório é o local indicado para tratar dos seguintes actos:

Marcação de Intenções de Missas

Peça ao sacerdote que celebra a Missa para se lembrar em particular de uma intenção sua. Faça essa marcação escrevendo o nome por quem gostaria que se rezasse preenchendo o seguinte formulário, tendo em conta os horários a que se celebram as Missas na paróquia. A sua intenção ficará registada apenas quando receber um e-mail de confirmação. Pode deixar a sua oferta por ocasião da Missa nos locais indicados na Igreja Paroquial ou entregando-a num envelope no ofertório da Missa dominical identificando a intenção.

Processo de Baptismo

Receber o Baptismo é o maior dom que Deus nos pode dar. Para o receber, é necessária alguma preparação dos pais e dos padrinhos para a missão que vão assumir ao apresentar uma criança para o baptismo.
É necessária ainda a recolha de alguma documentação da pessoa a baptizar:
  • Certidão de nascimento
  • Cartão de Cidadão dos pais e padrinhos

Cédula de vida cristã e comprovativos de sacramentos

Os serviços do cartório são o local indicado para pedir este tipo de documentos

Informações sobre os funerais

O funeral é um rito cristão sagrado, rezando-se pelos que partem pedindo o seu eterno descanso. Sendo um rito sagrado, deve-se realizar num lugar consagrado para o mesmo. Para isso, a paróquia dispõe das Capelas da Ressurreição para a realização dos funerais. A gestão e marcação de funerais é realizada normalmente por mediação das agências funerárias, que devem contactar a paróquia telefonicamente.

Processo de Matrimónio

Casar é uma alegria grande. No entanto, para que esta alegria seja duradoira requer-se uma preparação cuidada, bem discernida e consciente. Para isso, segue-se um processo de preparação para o matrimónio que ajuda os noivos a perceber o sentido cristão do matrimónio e a maturar as suas motivações para casar.

Curso de preparação para o Matrimónio

A preparação interior e espiritual para o casamento constitui o aspecto mais importante da preparação do matrimónio. Com esse fim, recomenda-se um acompanhamento próximo do casal com um sacerdote ou um casal experiente assim como a realização de um curso de preparação para o matrimónio, dito o “CPM”. Junto enviamos algumas referências dos próximos CPM a realizarem-se na Vigararia de Cascais.

Documentos necessários

A Celebração do Sacramento do Matrimónio tem, em Portugal, efeitos civis. Assim, é necessário realizar um processo canónico (normalmente na paróquia de residência da noiva) e um processo civil. Estes processos devem começar com uma certa antecedência para garantir uma boa preparação, idealmente seis meses.
Documentos a apresentar na paróquia onde se realiza o casamento:

• Certidão de Nada Obsta, documento final do processo canónico de casamento
  • Certidão de Estado Livre para Casamento; é necessário pedir esta certidão junto ao registo civil; se já estiverem casados basta a Certidão de Casamento

Preparação da celebração

Além de toda a preparação espiritual e do processo documental, prepara-se também a própria celebração do casamento com o oficiante escolhendo as leituras e preparando cada parte da celebração.

Horário de funcionamento

2ª a Sábado