O Papa anunciou hoje a criação como Cardeal de D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa.

Foi hoje, após a recitação do Angelus e a partir da janela do apartamento pontifício que o Santo Padre anunciou a criação de 21 cardeais, entre eles, 18 eleitores, cuja proveniência exprime, nas palavras do proprio Papa, “a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra”.

De entre as nomeações anunciadas, está D. Américo Aguiar, Bispo auxiliar de Lisboa que aos 49 anos, será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; desde 2016, é presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.

O atual presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente e tem como lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), em homenagem a D. António Francisco, que o adotou também.

O atual Bispo auxiliar de Lisboa recebeu a notícia em Setúbal, onde acompanhava os trabalhos de preparação dos kits de peregrino e voluntário da JMJ:

“Apanhou-me totalmente surpreendido, mas estou convencido que o Papa teve no seu coração foram estes jovens, esta preparação da Jornada Mundial da Juventude que é indispensável, com eles”.

Acolhemos esta nomeação com muita alegria e rezamos por D. Américo Aguiar, em particular e, como referiu o Papa: “por todos os novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, misericordioso e fiel Sumo Sacerdote, me ajudem no meu ministério de bispo de Roma para o bem de todos os fiel Povo Santo de Deus”.