Mais de 70 ucranianos aprendem português na Paróquia

São três as turmas de refugiados ucranianos que estão a aprender português no Centro Pastoral. Desde maio que a Paróquia disponibiliza as salas do centro para formar os adultos que fugiram da guerra na Ucrânia e procuraram abrigo em Cascais. Duas das turmas são orientadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, compostas cada uma por 25 estudantes, numa parceria estabelecida entre a Paróquia, o Centro de Emprego e a Câmara Municipal de Cascais. A aprendizagem da língua portuguesa terá a duração de três meses e deverá terminar em meados de setembro.

Além destas duas turmas, a Paróquia também está a disponibilizar aulas de português para estrangeiros para uma turma de ucranianos acolhidos em Cascais. O curso orientado por uma formadora que pertence à Paróquia, Madalena Bastos, começou em junho e deverá terminar também no final do verão.

As formações são gratuitas e decorrem durante a semana, em vários horários. Neste momento, apesar da contínua procura de aulas de português por parte dos ucranianos que estão a viver no concelho, não se prevê a abertura de outras turmas.

As aulas estão a suscitar entusiasmo e interesse entre os alunos, na maioria mulheres novas, algumas das quais se fazem acompanhar pelos seus filhos que brincam no centro enquanto decorre a formação.

Além de disponibilizar salas para a aprendizagem da língua, a Paróquia tem estado também a apoiar as famílias ucranianas acolhidas em Cascais através da cedência do espaço para sessões de grupo, orientadas por um grupo de psicoterapeutas estrangeiras, que estão a dar suporte emocional a adultos e crianças. As sessões decorrem semanalmente, da parte da tarde, sendo que, enquanto os pais estão na sessão, as crianças, acompanhadas por uma animadora social, desenvolvem atividades lúdico-artísticas.

Recentemente, está também a usufruir do espaço do Centro Pastoral outro grupo de cidadãos ucranianos que desenvolvem atividades artísticas, como pintura, aos sábados de manhã.