Dia Laudato Si: contemplar, rezar e conviver

Um dia na natureza, para apreciar as suas maravilhas e aprender a cuidar melhor da nossa Casa Comum. Foi este o mote do dia Laudato Si que reuniu cerca de 60 pessoas da nossa paróquia, no dia 25 de junho, na Quinta do Pisão.

O encontro começou com um almoço picnic, e à medida que as pessoas iam chegando, foram-se instalando e dando a conhecer ao grupo, uma vez que muitos não se conheciam. Os participantes eram diversificados, na idade e nas ligações à paróquia: famílias da paróquia, crianças da catequese, catequistas, paroquianos que aderiram ao convite do grupo Laudato Si para passar um dia na natureza e conviver com outras pessoas da comunidade paroquial.

As atividades das crianças começaram com um jogo pela quinta, onde puderam correr, saltar, brincar e aprender um pouco mais sobre a carta encíclica escrita pelo Papa Francisco em 2015. Enquanto isso, os adultos participavam numa conversa com o responsável pela gestão da quinta do Pisão, João Cardoso Melo, que contou um pouco da história da quinta e deu conta da intervenção ambiental e rural que a autarquia tem feito neste espaço. O antigo escuteiro lembrou os tempos em que acampava no espaço da quinta, na altura acessível a poucos, e congratulou-se com o facto de a quinta estar agora aberta a todos de modo a ser usufruída pelas famílias de toda a região.

Depois seguiu-se um passeio pela quinta, em que as famílias se juntaram a outras famílias e percorreram um breve percurso que passou pelos locais mais emblemáticos da quinta, como a capela, a horta ou os estábulos onde se encontram os animais. Neste caminho, pequenos e adultos puderam conversar e refletir (e também jogar) sobre os temais ambientais e sociais relacionados com a Laudato Si.

Para terminar o dia, foi celebrada uma eucaristia campal onde todos puderam louvar e agradecer a Deus pelas maravilhas da natureza. A missa foi presidida pelo P. José Maria Brito, jesuíta.

No final deste dia, ficou o desejo de nos voltarmos a reunir num espaço como este, para conhecer melhor a natureza que nos rodeia.

O grupo Laudato Si surgiu no início deste ano e tem estado a ler e a refletir/rezar sobre esta carta encíclica onde o Papa Francisco nos convida a uma ecologia integral.