A peregrinação dos símbolos da JMJ em Cascais

O dia em que os símbolos da Jornada Mundial de Juventude peregrinaram na nossa Vigararia foi um dia cheio e vivido.

Os símbolos chegaram ao Hospital de Sant’Ana e aí pernoitaram em vigília, na manhã seguinte, visitaram a prisão do Linhó e de Tires onde os reclusos puderam rezar com a grande cruz da Jornada e o ícone de Maria. Seguiu-se o Hospital de Cascais e o Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus das Monjas Concepcionistas. À tarde, peregrinaram na Cercica e, depois, permaneceram num tempo de oração no Seminário da Torre dÁguilha.

Já ao final do dia, celebrámos missa no Parque de Palmela, presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente que, na homilia, nos lembrou que aquela passagem em que Jesus caminha com os seus amigos numa seara em dia de sábado e com eles come as espigas, é um sinal muito bonito do que está a acontecer agora, com a Jornada Mundial de Juventude – A simplicidade como Jesus caminha com os seus e anuncia o Reino de Deus.

“Esta espantosa Jornada Mundial da Juventude, a forma como tem crescido em todos os continentes, com tanto entusiasmo e alegria, isto acontece deste modo porque nela se concretiza a coincidência extraordinária daquilo que Deus quer de nós e nós queremos de Deus, a simplicidade de uma coisa só: sermos salvação, vivermos uma vida vertical para Deus, como as hastes daquela cruz.”

“São tantas as histórias de hoje em que pessoas como Jesus, são Seus sinais no mundo e que, ao lado de Deus, respondem às necessidades do próximo; vocês são agora os protagonistas dessa história.”

“Vejam, meus amigos, o que está a acontecer neste momento com a chegada de jovens de todo o mundo ao nosso País, esta Jornada, o caminho feito na sua preparação, com alegria e trabalho, o Papa Francisco com o seu entusiasmo permanente, com tantas mensagens e vídeos que nos legou e tantos jovens e outros, que são jovens há mais tempo, que colaboram para que este encontro aconteça, tão simples, tão cheio de Deus, tão tudo!”

“Quando Jesus nos fala de comer as espigas ao dia de sábado, é isto que Ele nos quer dizer, que é com a simplicidade amorosa de Deus que nós respondemos à fome do mundo, seja ela material ou espiritual.”

“Meus caros amigos, estamos a viver um momento altíssimo que provavelmente não se repetirá nas nossas vidas aqui em Portugal, saibamos guardá-lo no nosso coração, para nos lembrar a forma como estas palavras bíblicas se tornam vida, é por elas que aprendemos com Jesus Cristo a sermos Deus para os outros.”

A simplicidade de Deus corresponde à simplicidade de cada um de nós.”

No final da celebração, acompanhámos os símbolos da Jornada em peregrinação até à Marina de Cascais e foram tantos os que quiseram carregar a cruz e levar o ícone de Nossa Senhora, numa longa caminhada que encheu as ruas da nossa Paróquia.

Já na Marina, os símbolos embarcaram e assim foram para a vigararia de Oeiras onde continuarão em peregerinação na diocese de Lisboa, até ao início da JMJ, já no próximo dia 2 de Agosto.