Patriarcado dinamiza caminhada sinodal

A nossa diocese está empenhada em dinamizar um caminho sinodal, para responder ao apelo lançado pelo Santo Padre ao convocar um Sínodo para 2021-2023, precisamente dedicado ao tema da sinodalidade. “Para uma Igreja sinodal:
comunhão, participação e missão” é o tema escolhido pelo Papa, que deseja que todos os cristãos participem neste processo de auscultação à Igreja.

O Sínodo de 2021-2023 está assim, pensado para funcionar a vários ritmos, e em várias fases: paroquial, diocesana, nacional e da Igreja universal. Nesta primeira fase, está a ser preparada a dinamização das comunidades locais, como as paróquias, para analisar as questões em debate, recolhendo depois os contributos que serão entregues à Conferência Episcopal Portuguesa, que, posteriormente, os fará chegar à Santa Sé.

Encontramo-nos agora na fase diocesana desta caminhada, que pretende debater e refletir sobre as questões colocadas pelo Santo Padre. Os encontros locais para recolher os contributos das paróquias já estão a acontecer em algumas comunidades e durarão até março do próximo ano. Espera-se que depois, no mês de abril, se possam sintetizar os contributos locais e elaborar uma síntese diocesana. Em maio, no dia, 14, haverá a Assembleia Diocesana Pré Sinodal e no final do mês será entregue a síntese da diocese aos bispos portugueses.

Em breve, iniciaremos na nossa paróquia a dinâmica sinodal, reunindo-nos para analisar as questões colocadas pelo Santo Padre. Ainda nesta fase diocesana, os encontros procurarão responder às seguintes questões:

Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso caminhar juntos”? Ao responder a esta pergunta, somos convidados a: – Recordar as nossas experiências: que experiências da nossa Igreja particular a interrogação fundamental vos traz à mente? – Reler estas experiências mais profundamente: Que alegrias proporcionaram? Que dificuldades e obstáculos encontraram? Que feridas fizeram emergir? Que intuições suscitaram? – Colher os frutos para compartilhar: Nestas experiências, onde ressoa a voz do Espírito? O que ela nos pede? Quais são os pontos a confirmar, as perspetivas de mudança, os passos a dar? Onde alcançamos um consenso? Que caminhos se abrem para a nossa Igreja particular?

Para ajudar os crentes da diocese a explorar mais plenamente a dinâmica sinodal, o Patriarcado de Lisboa criou uma página no seu site. Consulte-a aqui.

Uma breve explicação do Sínodo pode ser encontrada neste folheto.