Paróquia associa-se a campanha SOS Ucrânia

A Paróquia de Cascais está em articulação com a Câmara Municipal de Cascais no apoio à crise da Ucrânia. A campanha SOS Ucrânia, apresentada esta manhã pela autarquia, divide-se em três vertentes: o abastecimento de bens ao povo ucraniano, o resgate de refugiados junto à fronteira e o seu transporte para Portugal e o acolhimento de famílias que vierem refugiar-se em Cascais.

A recolha de bens está a ser centralizada no C3, Centro Logístico de Cascais (no Carrascal de Alvide), onde podem ser entregues bens de primeira necessidade que são enviados para a Ucrânia e para os países que estão a acolher os que fogem da guerra. Os artigos mais necessários neste momento são relacionados com a área da saúde, como medicamentos e material médico, pedindo-se agora que não seja entregue mais roupa. Pode consultar aqui os bens a doar e outros locais para fazer doações.

No que diz respeito ao resgate, a Câmara está a preparar a vinda imediata de 200 pessoas que serão recolhidas junto à zona do conflito por quatro autocarros da autarquia que seguirão para o terreno no dia 9. Estas famílias ucranianas, compostas na sua maioria por mulheres e crianças, estão a ser sinalizadas em articulação com as entidades oficiais das cidades de Sinaia (na Roménia) e Ungheni (Moldávia), que são cidades geminadas com a vila de Cascais. Contudo, a autarquia alerta para a necessidade de poder vir a acolher muitas mais pessoas, tendo em conta o número de refugiados estimado pelas Nações Unidas.

A operação de acolhimento destas famílias ucranianas em Cascais deverá acontecer a partir do dia 16 de março e será feita, num momento mais imediato, em unidades hoteleiras e outras instituições. Em articulação com a câmara, a Paróquia está a mapear a disponibilidade de famílias que possam acolher em suas casas algumas pessoas. Está a ser feito o levantamento das necessidades e das condições necessárias para integrar esta rede de acolhimento, que deverá ser suportada por uma rede de apoio que ajude as famílias na sua integração nesta nova fase da sua vida. Em breve serão disponibilizadas informações mais concretas sobre este processo de acolhimento em casas de família, mas todos poderemos ir já pensando como podemos colaborar nesta missão.

A autarquia está também disponível para receber outro tipo de apoios por parte da comunidade de Cascais, seja na área do emprego, do voluntariado, do ensino do português, entre outros (consultar aqui).

A Paróquia de Cascais está também em articulação com a comunidade ucraniana católica de Cascais, a quem presta novamente, e agora de forma mais pública e abrangente, a sua solidariedade e disponibilidade e a quem se mantém unida em oração.

Além desta forma concreta de ajudar, a Paróquia de Cascais associa-se também à Cáritas Portuguesa, em concreto à sua campanha Caritas Ajuda Ucrânia.

Esta informação será atualizada com regularidade.