Encerramento dos encontros Rise UP na nossa Igreja Paroquial – Misericórdia de Deus, reconciliação e oração pelos pecadores.

Os encontros de RISE UP – um modelo de catequeses da JMJ – terminaram na passada sexta feira, dia 4 de Agosto e, aqui em Cascais, o último encontro foi orientado pelo Bispo Columba Macbeth-Green, da Diocese de Wilcannia-Forbes, na Austrália.

Nessa celebração foi destacada a misericórdia de Deus, da qual, tantas vezes nos esquecemos, mas lembrando que Ele nos chama sempre a um relacionamento mais íntimo “especialmente através dos Sacramentos“.

O Sacramento da reconciliação teve, neste encontro, uma atenção especial. Após a exposição do Santíssimo Sacramento, os peregrinos foram incentivados a confessar-se, a repôr Jesus no centro da vida.

O sacramento da reconciliação é “o tribunal da misericórdia de Deus, onde podemos ir e apenas dizer: ‘Senhor, eu não vivi como gostarias que eu vivesse. Eu cometi erros. Eu pequei. Sinto muito. Pode derramar a tua misericórdia sobre mim? Podes transformar-me?’. E Deus diz-nos: ‘Sim, eu posso.’ E então tu estás mudado. Tu consegues.”

Na homilia da Missa que encerrou o Encontro, D. Columba Macbeth-Green lembrou que precisamos de rezar pela conversão dos pecadores e referiu que “às vezes ficamos tão presos ao nosso próprio lugar ou às nossas próprias lutas, que esquecemos que fazemos parte da comunidade”.