Na Audiência Geral da passada quarta feira, dia 20 de Novembro, o Papa anunciou a canonização de Carlo Acutis que terá lugar no Jubileu das Crianças e dos Adolescentes (de 25 a 27 de Abril de 2025) e de Frassati que decorrerá no Jubileu dos Jovens (de 28 de Julho a 3 de Agosto).
Em 23 de maio, o Papa Francisco havia aprovado o decreto para a canonização de Carlo Acutis, o jovem leigo apaixonado pela Eucaristia e pela tecnologia da informação, descrito por muitos como “um influencer da santidade”. No Consistório ordinário de 1º de julho, o Santo Pare anunciou que Carlo seria elevado às honras dos altares “em uma data a ser determinada”. Agora sabemos que o será no decorrer do Jubileu das crianças.
Frassati, um jovem estudante de Turim, terciário dominicano e membro dos Vicentinos, da Fuci e da Ação Católica, é um dos beatos mais conhecidos entre as novas gerações de católicos, considerado um dos santos “sociais” da Itália. Membro de uma família rica, dedicado à oração e aos frágeis, era também um atleta: “um alpinista… sagaz”, chamou-lhe João Paulo II, que quis beatificar esse “menino das oito Bem-aventuranças” em 1990. Agora, caberá ao Papa Francisco, elevá-lo às honras dos altares.
Tanto Carlo Acutis, como Frassati serão canonizados no decorrer do ano Jubilar especialmente dedicado a recuperar a Esperança, tendo ambos sido testemunhas dessa mesma esperança que assinalaram com as suas vidas.