Procurar
Close this search box.

Senhora D, Maria José Machado – 50 anos ao serviço da Paróquia.

Foi no dia 1 de maio de 1973 que a Sra. D. Maria José Machado começou a colaborar com a nossa Paróquia mais concretamente no cartório paroquial.

Ao longo dos últimos 50 anos, foram aos milhares as pessoas que atendeu, ajudando a preparar para os sacramentos, batismo, primeira comunhão, crisma, eucaristia e matrimónio, dando informações, esclarecendo, tratando dos processos. Como dizia o P. Nuno no podcast da Paróquia desta semana, se em Cascais há em média 300 batismos, 100 casamentos e 150 funerais todos os anos… é só fazer as contas e imaginar quantas vidas, histórias, e pessoas foram passando pela Sra. D, Maria José, aliás, basta andar com ela na rua para perceber que metade das pessoas de Cascais já alguma vez passaram por ela.

Primeiro colaborando com o P. Raul, que acompanhou durante 35 anos, e agora, nos últimos 15, com o nosso P. Nuno Coelho, foi também amiga de muitos que agora fazem parte da nossa comunidade. É um rosto da nossa Paróquia, sempre sentada na sua secretária a atender quem chega, mesmo fora de horas de atendimento, para pedir alguma coisa. Discreta, tímida, mas sempre disponível, atenta e de um profissionalismo e rigor inexcedíveis. Mesmo durante a pandemia, em que dificilmente aceitou ficar em casa, continuou a fazer o serviço que o António lhe ia levando e, assim, cuidando do que sempre soubera cuidar.

Se, ao longo dos últimos 50 anos foi uma cara que nos habituámos a ver no cartório, na linha da frente do atendimento paroquial, foi também a mão discreta que amparou muitos que à Paroquia vinham, e ainda vêm, pedir a ajuda da Igreja. Com aquilo que lhe confiavam, foi o alívio de tantos em momentos de aflição.

Ultimamente, menos presente no seu lugar de sempre, não quer dizer que não continue a trabalhar, a preencher assentos de casamento, a atender pessoas e a fazer recados para a paróquia. Aos 88 anos ainda tem energia e vontade de continuar a servir os paroquianos.

Por tudo isto lhe quisemos dizer OBRIGADA e foi o que fizemos num encontro de homenagem que se realizou na passada semana no centro Pastoral e que se seguiu à celebração da Missa em que o seu serviço foi lembrado.

Em nome da comunidade paroquial e de tantos que por aqui passaram ao longo de 50 anos, agradecemos a sua dedicação, cuidado e atenção que dedicou a todos e a cada um de nós.

Pedimos a Deus que a conserve animada e feliz por muitos mais anos e que, se não a pudermos ver no lugar do cartório, a possamos ver e saudar no lugar que ocupa há 50 anos aqui na nossa igreja, em cada celebração da eucaristia.