Entre 3 e 11 de novembro, decorre a Semana de Oração pelos Seminários que, este ano, tem como lema “Que posso eu esperar”.
Em Nota Pastoral dedicada a esta semana tão especial, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, pede a todas as comunidades, famílias e a cada um de nós pessoalmente que tenhamos os Seminários como intenção particular de oração.
“Não é novidade para ninguém que há menos candidatos ao sacerdócio, menos seminaristas, menos seminários. Se os números criam impacto, pela negativa ou pela positiva, o lema proposto para este ano: “Que posso eu esperar”, situa-nos numa outra direção.
Sem nos distanciarmos dos desafios, que muitas vezes nos levam a traduzir, a espera ou o esperar, por aguardar, estamos convidados traduzir a espera por esperança. Não esperar que aconteça, mas lutarmos e confiarmos que possa acontecer. (…) Todos rezamos, mas precisamos de nos empenhar, para que a Esperança traga mais vocações sacerdotais.”
A Esperança é a marca do cristão, por isso, rezemos com ela no coração, pedindo ao Senhor que desafie muitos jovens a fazerem a experiência dos Seminários e a encontrarem no Seminário o seu futuro, a sua vocação e, também eles, a sua esperança.
Aqui, na nossa Vigararia, rezamos em especial, pelo Seminário e seminaristas de Caparide, aqui, tão perto de nós e que tantas vezes nos convidam a visitá-lo e a rezar com eles.