Semana de oração pela unidade entre cristãos

Desde 1908 que a Igreja nos propõe, anualmente, uma semana de oração pela unidade entre cristãos.

O tema deste ano foi escolhido por um grupo local dos Estados Unidos da América e é uma invocação retirada do Livro do Profeta Isaías (1,17): “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”.

Hoje mesmo, assinalando o início desta semana de oração, o Santo Padre apelou-nos do seguinte modo:

“No início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, convido cada um de vós a rezar e a trabalhar para que, entre todos os crentes em Cristo, se afirme cada vez mais o caminho para a plena comunhão. (…) Ao mesmo tempo, encorajo-vos para que vos comprometais, com dedicação e em todos os âmbitos da vida, a serdes construtores de reconciliação e paz.”

Na proposta de oração para esta semana, é referido que as Igrejas e confissões cristãs, “não podem ficar separadas por divisões que existem na mais ampla família humana. Se as Igrejas unirem as suas vozes à dos oprimidos, o seu grito por justiça e libertação será amplificado. Servimos e amamos a Deus e ao próximo servindo e amando uns aos outros em unidade”.

Unamo-nos, pois em oração, pela união desta grande família que é a Igreja que amamos.

Rezemos pelo Papa Francisco que o Espírito Santo colocou na cadeira de Pedro e por todos os sacerdotes que, como bons Pastores, nos guiam nesta caminhada da fé. Peçamos a intercessão de Maria, mãe da Igreja, para que a proteja e anime e por todos nós, para que unidos, saibamos ser sempre sal da terra e luz do mundo, nos passos de Jesus. Finalmente, rezemos ainda pelos nossos irmãos perseguidos que sofrem por preofessarem o nome de Cristo.