Rezar pelas Paróquias

Na sua intenção de oração para este mês de Fevereiro, o Papa Francisco convida-nos a rezar de modo especial pelas Paróquias.

O Papa refere-se às Paróquias como «comunidade de comunidades» por ser aí que as comunidades cristãs celebram os sacramentos, a vivência da fé na liturgia, a prática da fraternidade e o acolhimento dos mais necessitados. Embora a dimensão territorial tenha uma importância grande na vida das paróquias, estas são mais do que edifícios ou conjunto de estruturas complicadas que respondem aos serviços administrativos paroquiais. Acima de tudo, devem ser lugares da «própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas», lembra o Papa Francisco, pondo cada um e cada uma como centro da sua ação.

As paróquias têm de estar em contacto com as famílias e com a vida do povo cristão. Assim, o que identifica as paróquias deve ser o espaço que reúne a comunidade de fiéis com o pároco num caminhar em conjunto.

Outra dimensão importante da comunidade paroquial é a sua missão de evangelização. Esta realiza-se na complementaridade, na medida em que cada um dos membros põe os seus dons e talentos ao serviço de todos. Mas é preciso também que a paróquia se deixe evangelizar pelos pobres. Como afirma ainda o Papa Francisco, «muitas vezes a comunidade paroquial é o primeiro lugar de encontro humano e pessoal dos pobres com o rosto da Igreja».

Com esta intenção de oração do Papa, somos desafiados a interrogar-nos sobre a nossa pertença e participação na nossa Paróquia de Cascais: a rezar pela comunidade Paroquial e pelos sacerdotes que nos acompanham, a participar dos vários grupos paroquiais, a colaborar com as várias formas como a Paróquia ajuda os mais necessitados, a questionarmo-nos como podemos ajudar.

Veja aqui o video que a rede Mundial de oração do Papa preparou para esta intenção de oração no mês de Fevereiro.

ORAÇÃO

Vimos ao teu encontro, Senhor, como irmãos e irmãs de uma comunidade paroquial.

Somos frágeis e nem sempre fazemos comunhão.

Precisamos de ser comunidade de comunidades que ponha as pessoas sempre no centro, acolhendo o que cada um é e tem.

Envia o teu Espírito sobre nós para construirmos uma verdadeira comunidade cristã, que nasça da partilha da fé, da fraternidade e do acolhimento aos que mais precisam.

Ajuda-nos, Pai, a construir espaços de participação viva e comunhão, cheios de espírito missionário.

Dá-nos a graça de sermos uma comunidade paroquial que evangeliza e que se deixa evangelizar pelos mais pobres, como sinal de que o todo o amor e esperança se encontram em Ti.

Ámen.