Faleceu o Papa Bento XVI

O Papa Bento XVI faleceu este sábado, 31 de Dezembro, às 09:34 da manhã, sendo que o Papa Francisco havia já anunciado na quarta feira que aquele estava muito doente.

Bento XVI faleceu aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae, onde vivia desde a renúncia ao Ministério Papal, em 2013.

Amanhã, dia 2 de Janeiro, às 19:00, na Sé de Lisboa, será celebrada pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, uma Missa de sufrágio pelo Papa Emérito.

D. Manuel deixou-nos uma mensagem que pode ler aqui e na qual assinala o extraordinário legado que Bento XVI deixou à Igreja.

O seu testamento Espiritual é um exemplo de humildade, serviço, de amor à Igreja e da centralidade de Jesus em tudo na vida:

“Se nesta tarda hora da minha vida olho para as décadas que percorri, como primeira coisa vejo quantas razões tenho para agradecer. Agradeço antes de tudo ao próprio Deus, o dispensador de todo bom dom, que me doou a vida e me guiou através de vários momentos de confusão; levantando-me sempre toda vez que começava a escorregar e dando-me sempre novamente a luz da sua face. Retrospectivamente vejo e compreendo que mesmo os trechos obscuros e cansativos deste caminho foram para a minha salvação e que justamente neles Ele me guiou bem.”

O Papa Francisco expressou a sua gratidão por Deus ter dado Bento XVI à Igreja e ao mundo:

Com comoção, recordamos a sua pessoa tão nobre, tão amável. E no coração sentimos tanta gratidão: gratidão a Deus por tê-lo dado à Igreja e ao mundo; gratidão a ele, por todo o bem que fez e, sobretudo, por seu testemunho de fé e oração, especialmente nestes últimos anos de sua vida retirada. Só Deus conhece o valor e a força da sua intercessão, dos seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja“.

Já hoje, na celebração da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Papa Francisco confiou o Papa Emérito ao amor da mãe do céu:

“E, hoje, confiemos à Mãe Santíssima o amado Papa Emérito Bento XVI, para que o acompanhe na sua passagem deste mundo a Deus.”

O funeral de sua Santidade será realizado na cidade do Vaticano, no próximo dia 5 de Janeiro.

Juntemo-nos em oração por alma deste Papa dócil que nos deixou palavras tão extraordinárias que a Igreja poderá rezar ainda por muito tempo. Que Nosso Senhor o acolha em paz.