Mensagem do Papa Francisco para o dia mundial da Paz – “antes de mais, deixarmos mudar o coração”.

No primeiro dia do ano, a Igreja celebra a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e, com ela, o 56º dia mundial da Paz. Para assinalar este dia, o Santo Padre deixa-nos uma mensagem na qual apela a uma profunda transformação nestes anos pós covid: “Passados três anos, é hora de pararmos um pouco para nos interrogar, aprender, crescer e deixar transformar, como individuos e como comunidade; um tempo previligiado para nos prepararmos para o «Dia do Senhor»“, lembrando que a maior lição que a pandemia nos deixou foi a “consciência de que todos precisamos uns dos outros, que o nosso maior tesouro, ainda que o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada na filiação divina comum” e que desta “experiência, brotou mais forte, a consciência que convida a todos, povos e nações, a clocar de novo e no centro a palavra «juntos»” que é o caminho pelo qual alcançaremos a paz.

O Papa lembra ainda que, logo depois destes tempos sombrios, fomos confrontados, quase de imediato, com o flagelo da guerra da Ucrânia a qual, com todos os conflitos que flagram pelo mundo, é necessariamente uma “derrota para humanidade inteira“.

Como resposta a estes acontecimentos difíceis de 2022, o Santo Padre convida-nos a entrar em 2023 com um desafio: Antes de mais nada, deixarmos mudar o coração” ou seja, “permitirmos que Deus transforme os nossos critérios habituais de interpretação do mundo e da realidade“.

Não podemos continuar a pensar apenas em salvaguardar o espaço dos nossos interesses pessoais ou nacionais, mas devemos repensar-nos à luz do bem comum” (…), “enfrentando com responsabilidade e compaixão os desafios do nosso mundo.

Pode ler aqui a mensagem na íntegra.