Neste mês de Março, o Santo Padre apela-nos a rezar pelas vítimas de abusos dentro da Igreja.
Esta é uma realidade dolorosa para a Igreja de Cristo, chamada a ser uma comunidade de fé, esperança e amor, que comunica aos homens os frutos da salvação: «O abuso de homens e mulheres da Igreja é uma monstruosidade», diz claramente o Papa.
Rezemos, pois, por quem sofreu este mal cometido por parte de membros da Igreja; mais, rezemos pela própria comunidade eclesial, para que encontre em si uma resposta concreta às dores e aos sofrimentos destas pessoas.
É necessário criar espaços para escutar e acolher com respeito e verdade as vítimas. Ao mesmo tempo, é preciso estas encontrem no seio da Igreja quem as ouça e ofereça uma resposta concreta à suas dores e ao seu sofrimento. A Igreja tem ainda de saber curar as feridas do mal provocado através de medidas concretas e eficazes. No início do seu pontificado, que completa este mês dez anos, o Papa já dizia que aquilo que a Igreja mais precisa é de curar feridas e aquecer o coração dos fiéis.
Veja o vídeo do Papa aqui.
ORAÇÃO
Pai, Tu que és compassivo e misericordioso,
acolhe no teu Amor aqueles que sofrem as dores causadas pelo horror dos abusos cometidos por aqueles que deveriam ser na Igreja pais, mães, pastores e irmãos.
Dá-nos um coração misericordioso face a esta miséria humana;
um coração grande para ouvir aqueles que sofrem;
braços abertos que nunca se cansem de abraçar;
discernimento claro para responder à dor;
azeite e vinho para curar as suas feridas.
Que cuidemos dos que sofrem sendo samaritanos e mantendo a estalagem aberta.
Ajuda-nos a ajudar os nossos irmãos e irmãs que sofrem ou tenham sofrido abusos na Igreja!
Ámen.