Intenção de oração do Papa para o Mês de Março: Pelas vítimas de abusos.

Neste mês de Março, o Santo Padre apela-nos a rezar pelas vítimas de abusos dentro da Igreja.

Esta é uma realidade dolorosa para a Igreja de Cristo, chamada a ser uma comunidade de fé, esperança e amor, que comunica aos homens os frutos da salvação: «O abuso de homens e mulheres da Igreja é uma monstruosidade», diz claramente o Papa.

Rezemos, pois, por quem sofreu este mal cometido por parte de membros da Igreja; mais, rezemos pela própria comunidade eclesial, para que encontre em si uma resposta concreta às dores e aos sofrimentos destas pessoas.

É necessário criar espaços para escutar e acolher com respeito e verdade as vítimas. Ao mesmo tempo, é preciso estas encontrem no seio da Igreja quem as ouça e ofereça uma resposta concreta à suas dores e ao seu sofrimento. A Igreja tem ainda de saber curar as feridas do mal provocado através de medidas concretas e eficazes. No início do seu pontificado, que completa este mês dez anos, o Papa já dizia que aquilo que a Igreja mais precisa é de curar feridas e aquecer o coração dos fiéis.

Veja o vídeo do Papa aqui.

ORAÇÃO

Pai, Tu que és compassivo e misericordioso,

acolhe no teu Amor aqueles que sofrem as dores causadas pelo horror dos abusos cometidos por aqueles que deveriam ser na Igreja pais, mães, pastores e irmãos.

Dá-nos um coração misericordioso face a esta miséria humana;

um coração grande para ouvir aqueles que sofrem;

braços abertos que nunca se cansem de abraçar;

discernimento claro para responder à dor;

azeite e vinho para curar as suas feridas.

Que cuidemos dos que sofrem sendo samaritanos e mantendo a estalagem aberta.

Ajuda-nos a ajudar os nossos irmãos e irmãs que sofrem ou tenham sofrido abusos na Igreja!

Ámen.