Procurar
Close this search box.

Dia Mundial do Doente – “Trata Bem dele”.

Celebramos, no dia 11 de Fevereiro, o XXXI Dia Mundial do Doente, instituído em 1992, por S. João Paulo II, com o intuito de sensibilizar a sociedade e toda a comunidade mundial para a necessidade de apoiar e ajudar as pessoas doentes e criar sempre melhores condições de tratamento dos doentes em todas as fases da vida.

O Papa Francisco deixou-nos uma mensagem a assinalar este dia que tem como tema Trata bem dele, a compaixão como exercício sinodal de cura“, precisamente porque, como refere, a doença faz parte da experiência humana mas pode tornar-se desumana se não for vivida com um acompanhamento carregado de desvelo e compaixão. O Santo Padre volta à Encíclica Fratelli Tutti e à Parábola do Bom Samaritano, lembrando que ninguém deve ser abandonado quanto está em sofrimento. “Trata bem dele” é a recomendação que o Bom Samaritano deixa ao estalajadeiro e que Jesus nos deixa a todos nós, para cuidarmos uns dos outros nas situações que nos fragilizam e amedrontam.

Rezemos esta mensagem do Papa, rezemos pelos nossos irmãos doentes e sejamos os primeiros a contribuir com gestos concretos na construção de uma sociedade em que ninguém se sente só, muito menos na doença ou na velhice.

A mensagem completa aqui.