CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO SANTUÁRIO JUBILAR

Foi com enorme alegria que ontem participámos e acolhemos a celebração de abertura do Santuário Jubilar na Igreja da Misericórdia, que marcou também a abertura do ano Jubilar na nossa Vigararia.

A celebração foi sempre acompanhada pelo belíssimo coro do Seminário de Caparide e presidida por D. Joaquim Mendes que, na sua homilia, nos relembrou as graças que nos são dadas por este ano Santo e o extraordinário mote da Esperança que o guia:

A Esperança é a resposta oferecida ao nosso coração quando nos questionamos sobre o nosso futuro, sobre a meta da nossa viagem de peregrinos neste mundo. (…) Somos peregrinos da esperança; peregrino não é apenas aquela que caminha, mas aquele que tem uma meta e essa meta é Jesus Cristo que nos permite entrar numa vida nova.”

O ano jubilar é o tempo propício para uma verdadeira conversão, para uma mudança radical e profunda da nossa existência.

O ano jubilar é ainda o tempo para receber a indulgência jubilar que é uma manifestação concreta da misericórdia de Deus que cura as feridas deixadas pelo pecado e torna o coração livre e leve, capaz de Deus e do seu amor misericordioso, para depois resplandecer em obras de amor.

Caríssimos irmãos e irmãs, vivamos intensamente este ano jubilar que iniciamos, não desperdicemos a graça que, por ele, Deus nos oferece; nasçamos de novo para uma vida de santidade e para levarmos a esperança a quem a perdeu. (…)

Que o jubileu seja para nós uma ocasião de entrar na esperança e de nos tornarmos semeadores de esperança, daquela esperança que o mundo deseja e tanto necessita. Que a virgem Maria, mãe da Esperança nos acompanhe neste ano jubilar e nos conduza ao encontro com Jesus, seu Filho, fonte da nossa esperança.”