Search
Close this search box.

A direcção espiritual é uma prática muito antiga e comum na vida da Igreja que consiste no acompanhamento pessoal para o crescimento na fé. Trata-se de uma conversa regular com alguém mais experimentado que ajuda a discernir que passos dar para ser conhecer e amar mais a Cristo e à Igreja.

É um caminho de aprofundamento da vocação de baptizado, em particular no que diz respeito aos passos a dar para acompanhar Jesus mais de perto.

A melhor maneira para iniciar a prática da direcção espiritual é pedir para ser atendido por um sacerdote e expor o que pretende. Pode contactar os sacerdotes da paróquia a partir dos respectivos endereços de email.

Como nos ensina-nos o Papa Emérito Bento XVI:

"Como nunca deixou de fazer, ainda hoje a Igreja continua a recomendar a prática da direcção espiritual, não apenas a quantos desejam seguir o Senhor de perto, mas a todos os cristãos que quiserem viver com responsabilidade o próprio Baptismo, ou seja, a vida nova em Cristo."

“Com efeito, cada um e de modo particular quantos responderam ao chamamento divino e a uma sequela mais próxima, têm necessidade de ser acompanhados pessoalmente por um guia seguro na doutrina e perito nas realidades de Deus; ele pode ajudar a evitar fáceis subjectivismos, pondo à disposição a própria bagagem de conhecimentos e experiências vividos no seguimento de Jesus. Trata-se de instaurar esta mesma relação pessoal que o Senhor mantinha com os seus discípulos, aquele vínculo especial com o qual Ele os conduziu, atrás de si, a abraçar a vontade do Pai (cf. Lc 22, 42), ou seja, a abraçar a cruz.”

Bento XVI, 19 Maio 2011

Frequently Asked
Questions

A direcção espiritual ajuda sobretudo no maior conhecimento de Deus e de si mesmo. Na conversa com o director espiritual podem-se iluminar alguns aspectos da nossa vida e abrirem-se novos horizontes de crescimento.

Não há nenhum requisito prévio para se começar um acompanhamento de direcção espiritual. Na origem deve estar, no entanto, um desejo de querer seguir de perto o Senhor Jesus e uma vontade de caminhar, rezar e mudar de vida para viver mais de acordo com o Evangelho.

Sobretudo, sinceridade, humildade e vontade de crescer na relação com Deus. É preciso também liberdade para se escolher o bem: o Director Espiritual não é um ditador do caminho certo: pode sugerir diferentes caminhos possíveis, ajudar a tornar mais claro opções de vida mas quem decide é sempre o próprio. Não se pode estar à espera que o Director Espiritual decida por nós, é preciso usar da própria liberdade.

Como nos diz o Senhor Jesus, um cego não pode guiar outro cego (Lc 6, 39), ou seja, convém que os guias espirituais sejam pessoas com uma certa maturidade na fé e experiência comprovada de vida cristã. O carisma da Direcção Espiritual não é exclusivo dos sacerdotes, mas faz parte do seu ministério enquanto pastores de almas. Não há nenhum reconhecimento oficial da Igreja quanto a quem é idóneo para ser director espiritual, mas é possível também que sejam directores espirituais irmãos e irmãs consagradas, tal como homens e mulheres casados. O critério é a comunhão com Cristo e a Sua Igreja e a maturidade na fé.

Sim, pode, desde que o mesmo aceite e esteja disponível. Convém até que haja uma certa compatibilidade humana com quem escolhe como director espiritual, de forma a facilitar a comunicação entre os dois.

Então a direcção espiritual é um instrumento valiosíssimo nessa caminhada de descoberta do plano de Deus para a própria vida. É talvez o instrumento mais eficaz nesse sentido, pois abrindo a vida a outro em quem podemos confiar podemos perceber melhor a vontade de Deus para a nossa vida.